Carregando

Veja como otimizar o fluxo de caixa do supermercado

Por banco-topazio | 26 de junho de 2019

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. E quando falamos de supermercados, manter o equilíbrio do fluxo de caixa, entre entradas e saídas, é um dos grandes segredos de gestão. Pensando nisso, reunimos alguns pontos importantes para ajudar no crescimento do seu negócio. Confira:

 

📌 Localização

Para qualquer comércio, a localização é um dos principais pontos a ser levado em conta, já que ela precisa estar de acordo com o perfil do seu público-alvo. E com um supermercado não é diferente. É importante entender o que o público da região consome e a frequência desse consumo para poder oferecer o que ele busca.

Por exemplo: abrir um mini mercado em um bairro mais afastado pode ser uma ótima pedida, já que será uma opção para pessoas que moram longe do centro. Do mesmo jeito, montar um local personalizado, com produtos sofisticados, em um bairro com alto poder aquisitivo também pode ser uma boa sacada. 

 

🍖 Atenção ao açougue

Ter um açougue dentro do supermercado é outra estratégia que pode aumentar sua receita, já que o brasileiro é o quinto maior consumidor de carnes. Isso sem falar que o açougue ajuda a estimular vendas casadas, como de carvão e cerveja para o churrasco do fim de semana.

Mas fique atento! Administrar um açougue demanda muito mais do supermercado: mais colaboradores, manutenção, fornecedores e, claro, é indispensável respeitar as normas de higiene específicas. É preciso estar sempre de olho nas últimas atualizações legais da sua região de atuação, como ocorreu em 2018 no Rio Grande do Sul, onde foram alteradas as regras para venda de produtos de origem animal

 

🧀 Armazenamento de produtos perecíveis

Manter os produtos bem armazenados e protegidos é essencial para garantir a qualidade dos alimentos vendidos no seu supermercado. Então, se você tem um fluxo grande de vendas, por que não investir em freezers maiores para poder comprar produtos em maior quantidade e, logo, negociar descontos com seus fornecedores? Mas é claro que esse tipo de decisão precisa ser pensada de acordo com o tamanho e o fluxo de consumo do seu negócio.

 

🥖 Pense na padaria

Sabemos que nem todos os mercados têm estrutura, fornecedores e colaboradores para manter uma padaria sem perder a qualidade. Mas, conforme seu negócio vai crescendo, é importante pensar em novidades que ajudem a conquistar os clientes.

Se você ainda está com dúvidas sobre dar esse passo adiante, faça um teste!  Ofereça lanches prontos, como pão de queijo, para ver se uma padaria teria um bom fluxo de vendas, especialmente porque estamos falando de vender alimentos sempre frescos. 

 

📈 Aumento das vendas diárias

Pense em formas de fidelizar os clientes para aumentar suas vendas diárias, quando não há ocasiões especiais. Uma boa dica é apostar em promoções para cada dia da semana, como “quarta-feira do pão”, “quinta-feira do bolo”. Também procure fazer promoções de produtos que estão próximos da validade, degustação de algum produto novo, compras casadas e descontos em escala (um produto tem x% de desconto, mas na compra de dois, o desconto é maior).     

 

🧹 Estoque limpo

A gestão do estoque caminha junto com o fluxo do caixa. Em primeiro lugar, esteja sempre atento às datas de validade dos produtos, afinal, mercadoria vencida é sinônimo de prejuízo. Assim, o acompanhamento das suas ofertas e demandas é a chave para controlar o fluxo de caixa em um supermercado.

Mas, no estoque, não é apenas com o abastecimento que você precisa se preocupar. Também é preciso levar em conta a limpeza do lugar, já que a comida estocada pode atrair animais como baratas e ratos. Por isso, a limpeza frequente deve ser levada a sério para evitar prejuízos com a contaminação dos produtos.

 

🍫 Invista nos arredores do caixa

Quem nunca pegou aquele chiclezinho antes de pagar as compras? Ou um chocolate, enquanto esperava a fila andar? Difícil de se segurar, né? Os arredores do caixa são propícios ao consumo do cliente. Com a carteira já em mãos e tendo que aguardar, o consumidor inevitavelmente vai começar a perceber os produtos que o cercam. Desse modo, os produtos que rodeiam o caixa, por menor que seja o valor, ajudam a impulsionar o fluxo de dinheiro que entra com o que sai.

Por tudo isso, é necessário manter-se 100% focado no dia a dia do negócio e estar sempre atualizado sobre novas formas de gestão empresarial e como inovar no supermercado. Cuidar do fluxo de caixa é essencial para manter seu negócio saudável e operando com todo o gás.

 

 

Deixe o seu comentário