Carregando

Topázio conquista o Selo ABRACAM de Conformidade

Por banco-topazio | 25 de agosto de 2021

Adesão ao Selo ABRACAM fortalece nosso compromisso com as práticas de PLD/CFT

Recentemente, conquistamos o Selo ABRACAM de Conformidade. A certificação da Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM) pretende padronizar os melhores procedimentos e práticas de governança e compliance por todos agentes que atuam no mercado cambial no país.

A adesão ocorreu em séries e todo o processo foi feito por uma auditoria independente indicada pela ABRACAM, que analisou e conferiu os requisitos de conformidade e a existência e adequação dos controles de PLD/CFT.  Dessa forma, a elaboração do selo foi feita considerando diversos critérios de qualificação voltados para a área de câmbio e é fundamental para bancos que atuam nesse segmento. Aqui no Topázio, nossos times de câmbio e PLD conduziram todo o projeto.

Selo ABRACAM de Conformidade no Topázio

De acordo com o nosso CEO Haroldo Stumpf, o Selo ABRACAM de Conformidade objetiva avaliar aderência à política de boas práticas que sempre norteou a condução dos negócios do Banco Topázio. “A certificação fortalece a nossa imagem perante reguladores,  mercado financeiro e sociedade como um todo. Nos estimula a prosseguir na mesma direção, sempre reconhecendo o mérito dos colaboradores que permitem o alcance de nossas conquistas”, afirma.

Topázio conquista o Selo ABRACAM de Conformidade_Banco Topázio

Conforme o nosso diretor de câmbio, Ademir Schenatto, a obtenção do Selo é uma importante conquista, especialmente por contar com o apoio do BACEN. “Representa um diferencial que fortalece a imagem do banco e posicionamento perante o mercado de câmbio, pois certifica que a instituição atua em conformidade com a regulação e governança voltadas à prevenção de ilícitos financeiros, especialmente daqueles relacionados a LD/FT”, destaca.

A relação do Selo ABRACAM com PLD/CFT

Uma das principais motivações para a criação da certificação foi, por exemplo, a exposição a riscos do segmento cambial. Ou seja, principalmente por conta das facilidades de acesso a moedas estrangeiras para práticas ilícitas. Nesse sentido, a adesão ao Selo ABRACAM é feita conforme as exigências de política institucional e instrumentos Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/CFT).

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

A PLD/CFT envolve normas, controles e práticas com foco em desenvolver ações de combate à lavagem de dinheiro. De acordo com o nosso diretor de riscos e compliance, Alisson Ferreira, “o Selo representa um avanço importante dos agentes do mercado de câmbio em busca de padrões mais elevados de controle interno para PLD/CFT. Portanto, com a obtenção deste selo, o Banco Topázio corrobora o compromisso com as melhores práticas de conformidade.”

Para o nosso especialista em PLD, José Ricardo dos Santos, “a certificação ratifica toda nossa dedicação ao tema PLD/CFT. Assim como garante excelência nos processos, pois a nossa missão é a disseminação da cultura de Prevenção”, declara.

Quer saber mais sobre PLD/CFT? Fique por dentro!

>Entenda o que é PLD/CFT e qual a importância nas operações financeiras

>KYC: o que é o programa “conheça seu cliente” e a importância dessa prática em PLD

Deixe o seu comentário