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Novo app Topázio: foco na experiência do usuário

Por banco-topazio | 26 de julho de 2021

Lançamento do novo app Topázio foi estruturado com foco em uma experiência friendly e visual mais clean

O nosso novo aplicativo foi lançado no final de junho e a distribuição para as lojas App Store e Google Play foi feita no formato de atualização, ou seja, não foi necessário baixar um novo app. Nessa nova versão, apresentamos aos clientes uma experiência mais friendly e um visual mais clean, moderno e simplificado.

“O principal objetivo da transformação foi, como sempre, facilitar o dia a dia dos nossos clientes, simplificando a usabilidade das transações, além de apresentar um design mais moderno e amigável de acordo com a marca”, afirmou Ingrid Panizzi, UX Designer da South System, empresa parceira do Banco Topázio. A plataforma, que antes era Topázio Móbile e agora se chama Banco Topázio, conta com formato mais intuitivo.

Objetivos e transformações do novo app Topázio

O novo app Topázio está com um visual muito mais moderno em comparação com o anterior, além de trazer mais facilidade e praticidade para  a realização de transações. Para desenvolver esse aplicativo, nosso time construiu um novo Manager para gerenciar todos os usuários, perfis e funcionalidades da plataforma juntamente com um novo sistema Backoffice para que o time de Operações possa atender nossos clientes com mais agilidade e simplicidade.

Conforme Ingrid, além de um design mais clean, amigável e atrativo, o novo app Topázio tem uma experiência mais fluida, transparente e rápida. “Operações como transferências e pagamento de contas ganharam uma fluidez à sua execução, como uma forma de “conversa” com o usuário, diminuindo a chance de erros ao preencher os campos”, comentou.

Métodos utilizados no projeto do novo app Topázio

No final de 2019, os times de desenvolvimento e de produtos foram reestruturados em duas tribos no modelo popularizado pela Spotify. A Tribo Canais composta por duas Squads, Canais e Originação, e responsáveis pelos canais Internet Banking/Mobile Banking e Onboarding Digital, respectivamente, buscaram em técnicas de Discovery estruturar a melhor experiência para os clientes. 

Para que conseguíssemos chegar ao resultado final, nosso time de UX elaborou um novo Guia de Estilos baseado no novo direcionamento de marca. E por fim, os times colocaram em prática sprints de desenvolvimento de 15 dias para realizar entregas contínuas. Nesse sentido, com o objetivo de entregar funcionalidades estáveis e bem testadas aos nossos clientes, ao longo do desenvolvimento do projeto, nossos Beta Testers, colaboradores do banco, receberam atualizações quinzenais para explorar o novo app e sugerir melhorias e correções.

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Conforme Ingrid, as ferramentas de design utilizadas foram: Adobe XD (protótipos) e Zeplin (disponibilização das telas para o time). Até chegar ao resultado final, foi preciso utilizar diversas metodologias. Primeiramente, fizemos entrevistas com clientes do banco, onde aplicamos “Jobs to be done” – uma metodologia para entender e captar as necessidades do consumidor.

Também realizamos Benchmarking para estudar e avaliar aplicativos de concorrentes diretos e indiretos. De forma a captar o que há de melhor no mercado, adaptando para as necessidades do Topázio. “Analisamos os comentários e avaliações por meios digitais para entender as dores e sentimentos dos clientes e transformá-los em experiências agradáveis. Além disso, fizemos alguns testes de usabilidade com clientes reais para validação de ideias e fluxos”, detalhou Ingrid.

Você já baixou o nosso novo app? Ainda não? É só acessar os links a seguir e fazer o download: Play Store e App Store.

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