Carregando

Conecta Caldeira: programa para conectar empresas a startups

Por banco-topazio | 28 de outubro de 2020

Objetivo do Conecta Caldeira é fomentar ecossistema de inovação no RS, proporcionando soluções para empresas e oportunidades comerciais para startups

 

Conectar startups com as empresas fundadoras do Instituto Caldeira. Esse é o propósito do programa Conecta Caldeira, lançado recentemente e que está com inscrições abertas até o dia 6 de novembro. A ideia é fomentar o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul. Desta forma, proporcionar de um lado soluções que agreguem valor para as empresas fundadoras do Instituto e, de outro, oportunizando startups do mundo todo maior visibilidade na economia gaúcha. “O Conecta Caldeira é uma das maneiras que o Instituto está provocando para gerar competitividade para as grandes empresas e oportunidades comerciais para startups”, comenta Pedro Valério, presidente do Instituto.

Conforme ele, a grande vantagem do programa é posicionar o RS como um ecossistema ativo, interessado em soluções tecnológicas de ponta. E, ao mesmo tempo, apresentar às organizações locais soluções e iniciativas desenvolvidas.

 

Desafios para instituições financeiras

O programa irá selecionar startups para resolverem cinco grandes desafios para instituições financeiras. E o Banco Topázio é uma delas. “A inserção do Banco Topázio nesse processo é imprescindível. Primordialmente, notamos que o Topázio tem essa predisposição à inovação e está conectado com um pensamento digital. Ou seja: isso faz parte do DNA do banco. Sobretudo, o Topázio tem uma energia e vontade de se conectar com empreendedores, startups e iniciativas que possam trazer competitividade para o seu negócio”, analisa Valério. 

São cinco  desafios propostos pelo programa. Entre eles, estão temas como Gestão e Operação Interna, Produtos e Serviços Financeiros, Crédito e Microcrédito, Relacionamento com o Cliente e Iniciativas de Impacto Social. 

Conforme Haroldo Stumpf, CEO do Banco Topázio e um dos fundadores do Instituto Caldeira, “essa iniciativa mostra, na prática, qual o valor que as startups podem gerar para os negócios”. Confira abaixo o depoimento completo:

Fonte: Instituto Caldeira

 

Maior velocidade na resolução dos problemas

Conforme Valério, o Conecta Caldeira está inserido em um contexto de mudança de modelo mental. E em uma lógica de inovação aberta em que a nova economia percebe que não necessariamente as resoluções dos problemas estão dentro das empresas. “Há inúmeras iniciativas, startups e empreendedores que já vêm trabalhando no desenvolvimento de soluções que podem ser rapidamente plugadas e conectadas aos desafios existentes dentro das corporações. Dessa forma, trazendo maior velocidade na resolução de problemas e inúmeras vantagens às empresas que estiverem abertas e conectadas com o ecossistema”. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Conecta Caldeira: Como participar

Para participar, as startups precisam estar em estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável), ou prontas para presentar suas soluções às instituições Financeiras. Para isso, a startup pode estar localizada em qualquer lugar do mundo, e é imprescindível possuir CNPJ.

 

As startups selecionadas participarão de um pitch day (um dia agendado para apresentação) online, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, com a banca Caldeira, onde serão selecionada as startups por desafios. 

 

As inscrições e o regulamento completo podem ser acessados em:

https://institutocaldeira.org.br/conecta-caldeira/

 

Premiação

As startups que se conectarem com as instituições terão créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 1 ano. Além disso, terão uma data para a utilização do espaço de eventos do Caldeira.

 A banca avaliadora também irá escolher a Startup Destaque do ciclo. Esta  terá direito a créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira por 2 anos. Também terá duas datas anuais para a utilização do espaço da Caldeira.

 

Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira é um hub que reúne iniciativas e parceiros ligados à Nova Economia. Desta maneira, conecta empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema gaúcho.

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul. Assim, a ideia é promover a inovação, conectando todos que são apaixonados pelo tema.

 

Quer saber mais sobre o Instituto Caldeira? Confira em nosso blog:

Instituto Caldeira amplia parcerias internacionais para solução de desafios

Banco Topázio integra gestão do Instituto Caldeira

 

Deixe o seu comentário