Carregando

Câmbio para compra e venda de criptoativos: monitoramento e segurança

Por banco-topazio | 26 de maio de 2021

Saiba qual a importância das práticas de segurança e monitoramento nas operações com criptoativos e por que o Topázio é referência nesses fatores 

Existem diversas práticas de monitoramento que são fundamentais para garantir a segurança das operações com criptoativos. Devido a diversos fatores, como um criterioso processo de cadastro e validação de documentos e uso de ferramentas específicas, aqui no Topázio os nossos clientes nos reconhecem como uma referência no mercado brasileiro deste produto.

Os criptoativos são produtos representados e transacionados virtualmente (ativos virtuais) e no Topázio, atuamos com um tipo específico de câmbio, onde o cliente realiza a operação para adquirir a criptomoeda no exterior, junto a Exchanges licenciadas no seu país. Ou seja, não realizamos transações com criptomoedas, apenas intermediamos as operações financeiras de compra e venda destas.

Regulação e práticas de monitoramento

De acordo com nosso Analista de Câmbio, Lucas Nunes, atualmente não há uma regulação específica para banqueiros que façam câmbio e para que seus clientes possam intermediar a compra e venda de criptoativos no exterior. Portanto, não existe uma normativa clara sobre o controle de todas as transações que ocorrem, além daquelas que são declaradas na IN.1888.

Câmbio para compra e venda de criptoativos monitoramento e segurança_Banco Topázio

Lucas Nunes, Analista de Câmbio

Conforme Nunes, no Banco Topázio realizamos uma análise altamente criteriosa em todas as transações que ocorrem no exterior e no Brasil, com o objetivo de evitar a ocorrência de qualquer irregularidade. Ou seja, de qualquer prática que não esteja de acordo com nossa política de operações.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Diversas etapas antecedem a efetivação das operações com criptoativos. “Com a finalidade de garantir maior segurança em todas as operações, possuímos criteriosos processos de cadastro e validação de documentos com as normativas do Banco Central do Brasil (BACEN)”, explica Nunes. Nesse sentido, contamos também com uma equipe de monitoramento altamente qualificada e treinada, que faz o acompanhamento de todas as transações de compra e venda de criptoativos através do câmbio realizado por nós.

Além disso, para auxiliar no processo de monitoramento, também contamos com ferramentas específicas como o Chainalysis. O Chainalysis Reactor é o software de investigação que conecta transações de criptoativos a entidades do mundo real. Dessa forma, permitindo a aplicação da lei para o combate de atividades criminosas como fraude, extorsão e lavagem de dinheiro na blockchain. “Ele permite, por exemplo, a rastreabilidade dos criptoativos registrados em blockchain, auxiliando na segurança das operações”, detalha Nunes.

Saiba mais detalhes sobre o câmbio com criptoativos, e leia também sobre a nossa parceria com a parceria com a Chainalysis.

> Banco Topázio faz parceria com a Chainalysis para fornecer serviços bancários a empresas de criptoativos

> O que você precisa saber sobre câmbio de criptomoedas

Deixe o seu comentário