Carregando

Caldeira Sessions: confira destaques das edições do evento que promove debates sobre inovação e nova economia

Por banco-topazio | 20 de julho de 2021

Saiba quais foram os principais temas abordados nas edições de maio e junho do Caldeira Sessions, promovido pelo Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira promoveu duas edições especiais do Caldeira Sessions, evento que reúne grandes nomes do empreendedorismo brasileiro para falar sobre inovação, nova economia e empreendedorismo. Nos encontros realizados nos dias 19 de maio e 9 de junho, a programação contou com a participação de nomes importantes do segmento como André Street, Fundador da StoneCo, e Alphonse Voigt, Cofundador e CEO do EBANX; Marcelo Maisonnave , Cofundador da Warren e Fundador do Instituto Caldeira e Marcos Boschetti, Cofundador e CEO da Nelogica e Conselheiro do Instituto Caldeira.

O objetivo do Caldeira Sessions é inspirar e incentivar exclusivamente a comunidade Caldeira sobre os temas abordados, ou seja, promover debates enriquecedores voltados à inovação. Além disso, os convidados  que participam do evento também contribuem com experiências pessoais.

Caldeira Sessions: destaques das edições

Na edição de maio, o Fundador da StoneCo, André Street, compartilhou com os participantes a sua trajetória e os aprendizados que leva para a vida. “Estar no mesmo ramo durante muito tempo ajuda, porque você acumula juros com aprendizados. Quanto mais você focalizar energia para os mesmos projetos, mais poderoso o seu projeto pode ficar”, declarou André. Nesse sentido, ele ainda destacou que tem aprendido que os juros compostos não existem somente para o capital, mas sim para as demais esferas da vida. 

O propósito de uma empresa, de acordo com André, é servir aos seus clientes. Ele ressalta que dar retorno financeiro para os acionistas também faz parte do propósito, mas prefere olhar essa questão como consequência de um trabalho bem feito.

O universo das fintechs no Caldeira Sessions

No dia 9 de junho o bate-papo foi com Alphonse Voigt, Cofundador e CEO do EBANX; Marcelo Maisonnave , Cofundador da Warren e Fundador do Instituto Caldeira e Marcos Boschetti, Cofundador e CEO da Nelogica e Conselheiro do Instituto Caldeira. Os convidados representaram o universo das fintechs no evento, que foi realizado no Estúdio Caldeira.

A curiosidade teve um papel fundamental na trajetória de Marcelo Maisonnave.  Conforme ele, se antes ser curioso era uma vantagem competitiva, agora é questão de sobrevivência. “Costumo virar a noite lendo, pesquisando e com o Google a gente viaja longe sem sair de casa”, ressaltou. Além disso, Maisonnave enfatizou que essa capacidade de pesquisa tem um processo inclusivo. “Qualquer pessoa que tenha acesso à internet consegue ir tão longe quanto nós estamos indo”, assinalou. Dessa forma, a curiosidade, inovação e a nova economia estão intimamente vinculadas.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Com relação à nova economia, Marcos Boschetti a define como uma forma de olhar direcionado para o ambiente externo, bem como a constante adaptação a ter com ciclos de planejamento mais ágeis e, além disso, a experimentação. “Não temos fórmulas escritas em pedras, tudo muda o tempo todo, então aprender com as dores dos outros é sempre um atalho muito interessante”, afirmou 

Já sobre as transformações relacionadas ao empreendedorismo e a força de vontade para começar, independente da fase da vida, Alphonse Voigt defende que , nunca é tarde para começar um negócio de impacto. Segundo ele, empreender é encarar o desafio, sempre ir atrás de surfar uma onda maior; querer causar impacto no mercado que opera e na sociedade em que a gente vive. “É o combustível para continuar”, reiterou.

O Caldeira Sessions ocorre mensalmente e é aberto para toda a comunidade Caldeira, então quem tiver interesse em participar das próximas edições pode se inscrever clicand aqui.

Deixe o seu comentário