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Banco Topázio lança nova marca e posicionamento

Por banco-topazio | 17 de maio de 2019

Reformular a marca de um negócio requer dedicação e respeito aos clientes e à história da empresa. Foi exatamente isso que o Banco Topázio fez ao perceber a necessidade de modernizar a sua logo e adequar o posicionamento do Banco, ao momento de transformação que estavam passando.

A empresa desejava alinhar essa proposta ao novo modelo de negócios do Banco Topázio, que passaria a comercializar produtos digitais e já estava com os produtos de Bank as a Service no mercado. “Nossa marca era tradicional, precisávamos de algo mais moderno e que estivesse alinhado com nossos produtos e clientes atuais”, explica a coordenadora de Marketing do Banco Topázio, Adriana Ferreira.

O trabalho, que foi denso e fortemente preocupado com o resultado, se estendeu ao longo de 2018. Durante dois meses, foram realizadas pesquisas qualitativas com clientes, para, assim, entender de uma forma ampla e clara quais eram as percepções do público.

 

Banco Topázio

 

Nas respostas, a agilidade e o atendimento próximo se destacaram. “Entender a percepção do nosso cliente em relação ao Banco contribuiu para o sucesso da nova marca”, conta Adriana, salientando que “construção se deu em conjunto com todas as pontas da empresa”.

Surge a nova marca

Surgia a nova marca do Banco Topázio, uma empresa que tem no seu DNA promover o sucesso dos negócios de seus clientes. Com uma versão leve e sofisticada, se explorou o triângulo, que faz o papel do acento, indicando aceleração nos negócios e crescimento dos clientes. “Passa o conceito de agilidade”, resume Adriana. 

Na sequência, se reformulou o lettering usando uma fonte em caixa baixa, o que proporciona uma ideia futurista por ter linhas orgânicas e cantos arredondados. “Escolhemos essa fonte por passar um conceito amigável e contemporâneo”, esclarece a coordenadora de marketing.

Outro item bastante valorizado na nova marca do banco e que foi escolhida a partir de um critério que também envolve psicologia, são as cores. O cinza chumbo, além de uma tonalidade moderna, transmite equilíbrio e solidez. Enquanto isso, o azul tiffany, a partir do significado cultural e psicológico, refere-se à calma, confiança, otimista e profissionalismo. 

Também houve a revisão da linguagem da marca de forma que essa ressaltasse o seu DNA tecnológico, modernidade, leveza e simplicidade, que remetesse ao formato digital que já estavam atuando. “Agora, nossa forma de comunicação está alinhada com o desenho da nossa marca”, ponderou Adriana.

VAMOS JUNTOS CONSTRUIR NOVOS HORIZONTES

A partir dos resultados da pesquisa, também houve uma revisão do posicionamento da marca. Considerando o reconhecimento dos clientes quanto ao atendimento próximo e apoio aos seus negócios, o que se definiu é que, a partir de agora, assume-se o posicionamento “Vamos juntos construir novos horizontes” e quatro pilares que passam a nortear o jeito de ser do Banco Topázio: 

Simples e Relevante

Soluções financeiras simplificadas que atendem a necessidade dos nossos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.  Afinal, o foco é apoiar a evolução, sem entraves e excessos de burocracia.

Transformando realidades 

Favorecendo empresas e pessoas que buscam crescimento, com soluções financeiras acessíveis. O apoio necessário para abrir caminhos e permitir que os clientes realizem o que planejaram.

Ágil, mas sem afobação 

Atendimento próximo e de prontidão, por uma diversidade de canais: site, telefone, e-mail, WhatsApp, chat. Para você não perder tempo, mas receber toda a atenção que merece.

Juntos pelo mesmo objetivo 

Lado a lado, com você ou sua empresa, queremos construir soluções cada vez mais pertinentes a sua realidade e mudar a forma como você costumava se relacionar com ibancos.

Pois bem, marca e posicionamento definidos, o próximo passo foi reformular todos os canais de comunicação para atualizar tanto a nova marca como o posicionamento, alterando a linguagem para um formato leve e explicativo. Assim, surgiu também o blog Mais Negócio. “Durante essa construção, percebemos a necessidade de um local para fortalecer a relação com o nosso cliente, através da geração de conteúdos ”, revela Adriana, que integra a equipe há 2 anos. 

Para enfatizar esse novo momento do Banco Topázio, foi criado um Manifesto que mostra de forma bem clara, simples e objetiva os norteadores da empresa. Confira:

Etapas do trabalho:

– O trabalho de redesenho da marca aconteceu de janeiro a dezembro de 2018.

– Durante 2 meses, foi realizada a pesquisa qualitativa com os clientes do crédito digital, produto que estava em desenvolvimento, e dos clientes de BaaS, novo produto do Banco Topázio.

– A mudança da marca conseguiu atender aos dois públicos e foi lançada a partir de maio de 2019 com o redesign de todos os canais: Site, Aplicativo, Internet Banking e Onboarding de contratação de crédito digital, além do lançamento do Blog Mais Negócio.

– A mudança de marca também resultou em uma reforma do escritório e a construção de uma arquibancada para meetups

 

Arquibancada para meetup’s

 

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