Carregando

Whatsapp Pay: iniciador de pagamentos está disponível no Brasil

Por banco-topazio | 2 de junho de 2021

Saiba como funciona o Whatsapp Pay e quais os impactos da modalidade no mercado

Foi autorizada a implementação do programa de pagamentos vinculado ao Whatsapp, o Whatsapp Pay. Dessa forma, será possível realizar transferências e pagamentos entre os usuários do aplicativo, por enquanto somente entre pessoas físicas. Com a figura do iniciador de pagamentos no Whatsapp, agora será possível iniciar transações fora dos canais dos bancos como aplicativos próprios ou internet banking.

Para viabilizar o serviço, o Banco Central do Brasil (BACEN) autorizou oficialmente o funcionamento de dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa do Brasil Empreendimentos Ltda (Visa) e pela Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard).

Além disso, o BACEN concedeu a autorização de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos para a Facebook Pagamentos do Brasil Ltda, que é responsável pelo Whatsapp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que o Whatsapp seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários.

Ou seja, seguem em análise as funções de compra e venda. Para o BACEN, as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.

Como vai funcionar o novo serviço do Whatsapp

Para realizar transações de dinheiro entre pessoas físicas, é preciso configurar o Facebook Pay e cadastrar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes. A lista de bancos participantes da nova modalidade, até o momento, está disponível no link.  

Por enquanto, o limite de transferências entre pessoas deverá ser de R$ 1.000,00 por transação, sendo que podem ser feitas até 20 operações por dia. Porém, é preciso respeitar o teto de R$ 5.000,00 mensais. As transferências ocorrem por débito em conta. Como em todas as atualizações das plataformas do Facebook, a novidade está sendo liberada aos poucos para os usuários.

Para verificar se o seu aplicativo já está habilitado é preciso verificar se o recurso aparece nas configurações do Whatsapp. A funcionalidade de pagamentos só será possível pelo uso do aplicativo no smartphone, até o momento o WhatsApp Web não está habilitado.

Tecnologia, agilidade e democratização

De acordo com o próprio Whatsapp, agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros oferecem uma solução para transferir dinheiro de forma ágil. Em outras palavras, o iniciador de pagamentos do Whatsapp representa a democratização dos meios de pagamentos. Além disso, estimula um ambiente competitivo e traz perspectivas de redução de custos para os usuários.

Continue acompanhando as publicações do blog para saber mais sobre as próximas funcionalidades do Whatsapp Pay. E confira mais detalhes sobre a figura do iniciador de transação de pagamentos e os impactos da modalidade no mercado financeiro:

> Iniciador de transação de pagamentos: entenda o que é e os impactos da modalidade no mercado financeiro

Deixe o seu comentário