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WhatsApp Business – como funciona e como ele pode ser um aliado dos negócios

Por banco-topazio | 7 de julho de 2020

A conta comercial do whatsapp pode estreitar a comunicação com o consumidor e potencializar suas vendas

O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, tornou-se uma verdadeira “mão-na-roda” para varejistas de pequeno e grande porte, antes e durante a crise do novo coronavírus. Sua versatilidade e suporte a chamadas telefônicas, mensagens de áudio, e envio de fotos e vídeos tornam a ferramenta um meio de comunicação ágil, eficiente e sobretudo fácil de usar.

Sendo extremamente popular, não demorou até que o aplicativo desenvolvesse uma versão especialmente voltada a negócios, priorizando informações funcionais e o contato por meio do consumidor. É o Whatsapp Business, que pode ser instalado nos smartphones a partir da PlayStore, para aparelhos com Android, e na AppleStore, para iPhones. Esta versão, prática e gratuita, é ideal para pequenos negócios ou profissionais autônomos.

No caso de grandes empresas, que têm carteiras de clientes com milhares de contatos, o WhatsApp possui uma licença especial (API) que permite que o aplicativo seja conectado aos próprios sistemas de gestão de clientes. 

A instalação do WhatsApp Business, é fácil e pode ser realizada a partir do passo a passo abaixo, assim que você instalar e  abrir o aplicativo em seu celular:

1. Leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, toque em Concordar e Continuar para aceitá-los.

2. Registre seu número: selecione o país no menu suspenso para adicionar o código de país correspondente e insira seu número de telefone no formato internacional, composto pelo símbolo +, o código do país, o código de área e o número do telefone. No caso do Brasil, +55 XX XXXXX-XXXX. Toque em Avançar ou OK e, em seguida, em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou chamada telefônica. Para concluir, insira o código de seis dígitos.

3. Permita que o WhatsApp Business acesse seus contatos e suas fotos: os contatos podem ser adicionados ao WhatsApp Business usando a lista de contatos do seu aparelho. Você também pode permitir que o WhatsApp acesse fotos, vídeos e arquivos no seu aparelho.

4. Crie uma conta comercial: insira seu nome comercial, selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil. relacionada à empresa.

5. Configure seu perfil comercial: para criar um perfil comercial no Android, toque nos três pontos verticais do aplicativo. Em seguida, toque em Configurações. No iPhone, toque em Ajustes. Em Configurações/Ajustes, toque no seu nome comercial. Você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como endereço comercial, descrição, horário de atendimento e muito mais.

6. Inicie uma conversa: agora que seu perfil comercial está pronto, toque no ícone de conversas e, em seguida, pesquise ou selecione um contato para iniciar uma conversa. Digite uma mensagem no campo de texto e toque nos ícones para envio. 

Aproveitando o potencial de seu WhatsApp Business:

Para aproveitar todas as potencialidades do aplicativo para fazer negócios e potencializar o dia a dia de sua empresa, é preciso ir além da maneira com que usamos o WhatsApp no nível pessoal. Essa diferença entre o uso pessoal e o comercial é que dá à versão Business a efetividade e amplia a agilidade do aplicativo, que pode também ser usado na versão web, no próprio computador. 

Confira algumas das principais funcionalidades e usos da versão business e atraia sua clientela:

– Monte listas de transmissão e não grupos:

A conveniência das listas de transmissão, modalidade em que só a empresa pode fazer o envio de mensagens, é evidente: nos grupos, o excesso de mensagens e respostas fora de tópico tende a diluir as informações importantes e fazer tanto a empresa quanto o consumidor se perderem no meio do mar de mensagens.

Assim como os grupos, as listas podem ter o tema que você desejar ou ser segmentadas segundo o perfil de seu cliente, ou a sua principal área de consumo. Cada lista de transmissão pode ter até 256 contatos, e você pode criar quantas quiser.

Para criar uma lista de transmissão, a empresa deve, primeiramente, pedir autorização ao consumidor ou oferecer a possibilidade de que este cadastre seu número para o recebimento, adicionando o contato do negócio nos contatos de seu celular.

Confira como funciona a criação de uma lista de transmissão no WhatsApp Business:

1. Adicione os contatos dos clientes em sua agenda

2. Abra o WhatsApp.

3. Peça ao cliente para adicionar seu contato na agenda dele

4. Abra a tela de conversas do WhatsApp.

5. Clique em Nova transmissão e escolha Nova Lista.

6. Selecione os contatos e clique em criar.

7. Altere o nome da lista.

– Tenha um número exclusivo de whatsapp para a sua empresa:

É importante separar o profissional do pessoal também na hora de utilizar o smartphone. Do contrário, esses universos podem se confundir no envio de mensagens e mídias e, além disso, a comunicação fica centralizada somente no dono do negócio. Um aparelho e chip exclusivo para o negócio pode ser revezado com a equipe para o contato com os clientes, e, além disso, seu número fica destinado somente ao consumidor, que pode tirar dúvidas, fazer pedidos e reportar reclamações, um verdadeiro Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de sua empresa.

– Crie conteúdo:

Textos, áudios, vídeos, links – todas essas mídias podem ser utilizadas no WhatsApp e são úteis para dar esclarecimentos ao seu cliente e engajá-los para compras de produtos e serviços. O WhatsApp também pode ser usado para redirecionamento a outros locais, como sites e blogs, bem como ser o canal de comunicação indicado em outras redes sociais que seu negócio utiliza.

Promoções, o vídeo institucional de sua empresa, tudo isso pode e deve ser enviado ao cliente de maneira pró-ativa. Mas, por outro lado, é também importante não exagerar nos envios e saturar o consumidor com excesso de mensagens. Deixe claro que o consumidor pode deixar a lista de transmissão ou o grupo quando quiser. Com o tempo, você também pode ajustar a periodicidade do envio de mensagens, de acordo com o perfil das diversas listas de clientes que você administra. Outro item importante é sempre buscar dar um retorno ao cliente, ainda que por meio de uma resposta automática do WhatsApp, seja agradecendo o contato ou avisando que o cliente será respondido em breve.

– Tenha um catálogo de produtos no whatsapp

Um dos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business é a elaboração de um catálogo de produtos e serviços. É possível cadastrar cada produto com fotos, preço, descrição e um link próprio, com o envio de detalhes diretamente para o cliente. 

Começando pelo básico, logo o WhatsApp Business pode se tornar um importante aliado em suas estratégias de marketing digital, também podendo utilizar o aplicativo como um parceiro do e-commerce.

 

 

 

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