Carregando

Vantagem competitiva: como se destacar em meio a tantos concorrentes

Por banco-topazio | 17 de abril de 2020

Você certamente já ouviu falar em vantagem competitiva. Agora, como alcançá-la, de verdade, é onde mora o problema. O mercado está cada vez mais acirrado e a concorrência desafia seus limites.

Antes de tudo, é preciso entender o conceito de ‘vantagem competitiva’. De acordo com o especialista Michael Porter, no livro Vantagem Competitiva (1995), ‘o termo (vantagem competitiva) advém do valor que a empresa cria para seus clientes. Isso porque será difícil responder a todas as necessidades de todos os segmentos do seu mercado, proporcionando à empresa, desta forma, criar uma posição única e valiosa’.

Vamos traduzir: vantagem competitiva nada mais é do que os valores que o seu negócio possui e que se sobressaem aos dos seus concorrentes (veja mais aqui ). Valores como forma de atendimento, agilidade na entrega do produto e flexibilidade nas negociações de preço, entre outros.  

Definindo as vantagens competitivas do seu negócio

Inicialmente é preciso pensar nos pontos fortes e fracos da sua empresa, assim, é possível criar ações de melhoria.

Acompanhe algumas dicas e veja se é possível aplicá-las em sua empresa:

 

– Porque meu cliente compra de mim ou da concorrência?

– O que posso oferecer a ele como diferencial e atraí-lo para o meu negócio?

– Qual o prazo de entrega que informo ao cliente e em quanto tempo consigo superar o da concorrência? Possuo serviço de delivery como o meu principal concorrente?

– Ofereço acesso a estacionamento ou manobrista para facilitar o deslocamento do cliente?

– Meus funcionários vestem a camiseta da empresa? Caso negativo, o que posso fazer para mudar essa mentalidade?

– Que canais de marketing utilizo para me comunicar com meu cliente?

– Desenvolvo alguma ação de pós-venda? Estou disposto a implantar esse diferencial?

– Meu estoque está automatizado deixando meu cliente sempre satisfeito?

– Eu acompanho as atualizações e tendências de mercado do meu produto ou serviço para repassar esse conhecimento ao meu cliente?

– Eu realmente sei o que o meu cliente procura?

 

Lembre-se que, cada vez mais, o mundo e as pessoas são dinâmicos e as informações mudam a todo o instante. Estar atento a essas mudanças torna o seu negócio, e você, presentes no mercado. Com esses questionamentos, ficará mais fácil para você identificar os valores do seu negócio, tornando-o ainda mais competitivo no seu mercado de atuação.

Deixe o seu comentário