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Valor de marca: como se destacar nos negócios e fidelizar clientes

Por banco-topazio | 3 de fevereiro de 2021

Descubra qual a importância, como calcular e quais as melhores estratégias para construir ou fortalecer o valor de marca da sua empresa

 

É fato que todas as empresas buscam destaque no mercado e a fidelização dos clientes. Para que isso se torne realidade, antes de mais nada, é preciso pensar sobre os fatores que podem ser trabalhados internamente.

 

O valor de marca, também conhecido como Brand Equity, é um deles. Em outras palavras, é ele que vai agir diretamente na percepção dos consumidores sobre seus produtos ou serviços.

 

Além disso, trata-se de uma variável que explica, por exemplo, por quê há empresas que vendem os mesmos produtos que outras, porém com preços mais elevados.

 

Uma das razões para isso é a consolidação do valor de marca diante do mercado e dos consumidores. A escolha do usuário é direcionada pelo valor implicado na marca, não exatamente pelo produto – que pode ser encontrado em outras lojas por valor inferior.

 

O que é valor de marca

 

Em resumo, é o que diferencia uma empresa diante das concorrentes. Ele pode ser positivo ou negativo, variando de acordo com a percepção dos clientes sobre determinado produto ou serviço.

 

O valor de marca está igualmente vinculado ao valor da empresa e às experiências dos clientes. Como resultado, temos um diferencial subjetivo: é ele que  pode indicar a escolha do cliente pelo seu produto e não pela concorrência.

 

Diferentemente do estoque ou das vendas, que mostram números reais, palpáveis e até mesmo controláveis, o valor de marca é mais complexo de mensurar. 

 

Dicas de como construir valor de marca

 

De acordo com os objetivos que uma empresa pretende atingir, é possível traçar estratégias para desenvolver e fortalecer o valor da marca. Confira as dicas que separamos:

 

– esteja atento aos detalhes e à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa

– planeje e entregue a melhor a experiência possível ao cliente 

– destaque sempre qual o diferencial da empresa

– fortaleça a comunicação digital e esteja próximo aos usuários

– trabalhe na qualidade do pré-venda, da venda e do pós-venda

– posicione a marca no mercado, mostre missão, valores e propósitos

 

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O cálculo do valor de marca

 

Apesar de ser um fator subjetivo e, portanto, complexo de mensurar, é possível aplicar estratégias pontuais para realizar uma estimativa do valor de marca.

 

Além disso, entre as possibilidades está a realização de pesquisas frequentes junto aos clientes.

 

Depois que uma compra é feita, a empresa pode questionar ao consumidor se suas expectativas foram atendidas, por exemplo. Dessa forma o objetivo é medir e provocar a fidelidade do cliente.

 

Também é possível observar se os clientes estão interagindo com a marca e como ocorre essa comunicação. É importante analisar, nesse aspecto, se há identificação entre marca e consumidor.

 

Já com relação à qualidade do produto ou serviço, é possível mensurar o valor de marca de uma empresa utilizando comparativos junto aos consumidores.

 

Por exemplo: perguntar qual marca oferece o melhor produto e indicar as opções.

 

Importância do valor de marca

 

O valor de marca demonstra o diferencial da empresa diante de outras do mesmo segmento. Portanto, a partir de um valor de marca fortalecido, uma empresa conquista a preferência dos consumidores. É o valor de marca que pode ser decisivo na hora da compra.

 

Entre os fatores importantes, estão as vantagens diante dos concorrentes e influência no mercado. Além da preferência e da percepção de valor dos consumidores, bem como a lealdade e fidelização junto à marca.

 

Saiba mais também sobre as tendências de consumo para 2021 e confira o vídeo do canal Viver de Blog sobre Brand Equity (valor de marca) na nova era do mercado digital.

 

 

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