Carregando

Tendências de marketing para 2021: estratégias digitais para PMEs

Por banco-topazio | 18 de janeiro de 2021

Com a pandemia, as compras online estão em alta. Confira as principais tendências de marketing digital para alavancar seu negócio em 2021

 

A chegada de um ano novo é, geralmente, o período em que muitas empresas analisam seus negócios. É o momento de avaliar resultados daquilo que foi realizado anteriormente, o que pode ser mantido e o que precisa mudar. Além de fazer projeções e planejar o ano que se inicia. 

2020 foi atípico, marcado por incertezas e crise econômica por conta da pandemia. Tudo isso trouxe diversos impactos no ambiente empresarial, mudando hábitos de consumo e a forma das marcas se posicionarem junto aos seus públicos. 

Em um contexto de isolamento social, as vendas online cresceram significativamente. E as empresas precisaram criar novas estratégias para seguirem sendo lembradas pelos consumidores, apostando principalmente nos canais digitais. Neste sentido, conhecer e fazer uso das ferramentas de marketing digital pode ser um diferencial para o seu negócio.

 

Tendências de marketing para 2021

Organizamos um compilado com as principais tendências de marketing digital para 2021, apontadas por sites como Rock Content, Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Lahare Camila Porto. Confira:

 

Integração de e-commerce e redes sociais

Hoje em dia, mais do que se conectar com amigos, parentes e conhecidos, as pessoas usam as redes sociais para consumir notícias, conhecer projetos e/ou marcas, pesquisar e fazer compras. 

Apostar nas redes sociais como canais de venda pode ser uma ótima estratégia. Isso porque elas auxiliam na criação de campanhas interativas e compartilháveis, que podem ajudar no lançamento de novos produtos, por exemplo. De forma que eles se tornem mais conhecidos, contribuindo para a divulgação. Além disso, é uma facilidade para o consumidor poder aproveitar a mesma plataforma para fazer compras.

Desde 2020, as redes sociais estão lançando novas funcionalidades, liberando melhorias e ferramentas específicas para quem busca vender online através das redes sociais. Alguns exemplos são o Facebook Shops e o Instagram Shopping. Em 2021, isso deve ser cada vez mais utilizado.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Vídeos e lives

Já faz tempo que os vídeos estão se popularizando na internet. Mas em meio a pandemia, eles ganharam ainda mais força. Utilizar plataformas como YouTube, Facebook e Instagram para compartilhar vídeos pode ser uma excelente estratégia para seu negócio em 2021. No caso do Instagram, há diferentes formas de publicar vídeos: stories, feed, IGTV ou ao vivo. Todas essas opções podem trazer ótimos resultados de alcance e engajamento – muitas vezes até mais do que fotos – se o conteúdo for relevante.

 

Outro aspecto que merece atenção são as transmissões ao vivo, também chamadas de lives, que permitem maior aproximação e interação das marcas com seus consumidores. Isso porque, os espectadores conseguem reagir, enviar mensagens e as empresas podem responder de maneira imediata. Aqui tem um post sobre como utilizar as lives para vender mais.

Há ainda os vídeos curtos, de 15 segundos, que podem ser feitos pelo Reels ou stories. 

 

Esse formato tem conquistado cada vez mais o público e tem registrado ótimos resultados para as marcas em termos de alcance, sendo uma boa estratégia para gerar audiência e atrair público para o seu perfil. Confira algumas dicas de como utilizar esse recurso.

 

Vale lembrar que o Tik Tok é outra rede social voltada para vídeos que vem se popularizando, principalmente entre o público mais jovem.  E é um canal que vem ganhando cada vez mais atenção das empresas, que já estão incluindo em suas estratégias de marketing.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair os clientes por meio da produção de conteúdo relevante. Sejam textos, vídeos, fotos, entre outros. É um método que não faz promoção direta da marca, mas é capaz de atrair o público ao trazer soluções / informações úteis que podem resolver problemas e ajudar os consumidores.

Essa estratégia já é uma tendência desde 2018. Mas em 2021 ele deve ganhar ainda mais força. Uma dica é investir em conteúdos criativos, envolventes e com materiais que façam sentido para o público. Para além de materiais para blogs, sites, redes sociais, newsletters, vale investir em outras formas de produzir e distribuir conteúdo. Entre elas, estão os infográficos animados, audiolivros, e-books e podcasts, por exemplo.

Veja algumas dicas para implementar o marketing de conteúdo no seu negócio.

 

Propósito

Segundo um estudo da Hootsuit, publicado pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, cada vez mais, as pessoas estarão interessadas no propósito por trás das marcas. Ou seja: deverão escolher comprar de marcas ou empresas com as quais se identificam com valores, posicionamento e atitudes perante a sociedade.

Considerando isso, os negócios precisarão adaptar a estratégia de comunicação e marketing para comunicar suas crenças e propósito de forma transparente e com autenticidade.

Para saber mais sobre crenças e valores, confira também esse post sobre cultura corporativa

 

Chatbots

Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas da forma mais humana possível, simulando um atendimento pessoal.

Os chatbots estão cada vez mais complexos e inteligentes, possibilitando interações cada vez mais naturais com o público. E são uma forma de tornar o relacionamento mais eficiente entre as marcas e os clientes, agilizando retornos e solucionando problemas.

É possível utilizar recursos do Whatsapp business para criar e cadastrar mensagens automáticas, por exemplo.

 

Essas são algumas das tendências de marketing digital voltadas para PMEs que deverão fazer parte dos negócios em 2021. 

Confira também:

Tendências do varejo em 2021

Tendências de consumo para 2021

Deixe o seu comentário