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Telegram: vantagens técnicas podem ser diferencial para pequenos negócios

Por banco-topazio | 1 de setembro de 2020

No Telegram, o uso gratuito e limites maiores para envio de mensagens e arquivos podem ser atrativos para empresas. 

As vantagens do uso de mensagens instantâneas para a realização de negócios e fidelização da clientela não se restringe às funcionalidades do WhatsApp. Um concorrente russo vem ganhando fôlego e apresentando vantagens comparativas: o Telegram. Lançado em 2013, o aplicativo de mensagens chegou a 400 milhões de usuários ativos no mundo em abril deste ano. No Brasil, o número de pessoas utilizando o recurso chega a quase 30% dos usuários de smartphones, segundo uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2020.

O que é o Telegram e como funciona?

Com aparência similar ao Whatsapp, o Telegram tem uso totalmente gratuito e todo o seu conteúdo fica armazenado virtualmente, o que resulta em mais rapidez no envio de mensagens e arquivos de mídia e outros documentos, como PDF. Tal como seu concorrente, o Telegram também permite o envio de mensagens por áudio, imagem e vídeo.

Um dos dos seus diferenciais é a segurança dos dados e das mensagens enviadas por seus usuários. Além da criptografia no envio e recebimento, como o concorrente WhatsApp, o Telegram informa que não divulga informações de seus usuários a terceiros.

Para utilizar o Telegram, devem ser seguidos os seguintes passos:

– É preciso um número de telefone celular. Da mesma forma que o Whatsapp, é recomendável que a empresa possua pelo menos um número exclusivo para o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens, evitando a confusão entre contas pessoais e permitindo o uso por outras pessoas encarregadas de gerenciar as mídias utilizadas pelo negócio.

– Instalar o Telegram no aparelho celular. O download está disponível na App Store, da Apple, ou na Play Store, para Google e Android. O acesso ao Telegram também pode ser feito pelo computador, com o Telegram Web.

– No smartphone ou no computador, é só digitar o número de telefone, escolher uma foto para o perfil e o nome utilizado (que podem ser, preferencialmente, o da empresa).

Como usar o Telegram para os pequenos negócios?

O Telegram não tem o mesmo número de usuários do WhatsApp e, portanto, possui um menor alcance. Além disso não tem uma versão Business voltada a negócios de pequeno ou médio porte. Mas é em suas funcionalidades que ele se destaca em relação ao seu concorrente. Apesar de possuir os mesmos recursos, o aplicativo tem vantagens como um número maior de usuários em grupos e canais de transmissão. Confira algumas possibilidades:

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Canais de transmissão:

No caso do Telegram, os próprios usuários podem se inscrever nos canais de transmissão criados pela empresa, que têm um link de acesso. Por eles, é possível enviar novidades, conteúdos, notícias específicas do segmento escolhido para o canal, entre outras informações.

Diferentemente dos grupos, nos canais de transmissão somente o criador do espaço pode falar. Também é possível postar enquetes e opção de reação (como curtidas) às mensagens enviadas.

No Telegram, os próprios usuários podem se inscrever nos canais de transmissão criados pela empresa

Mesmo depois da criação do canal, quem entra pode ter total acesso às mensagens enviadas anteriormente, com a possibilidade de pesquisa por temas e palavras-chave. E, por fim, os canais de transmissão do Telegram não têm limite de número de seguidores.

Grupos:

No Telegram, é permitida a criação de grupos com até 200 mil membros ao mesmo tempo, diferentemente do Whatsapp, que permite até 256 pessoas por grupo. Nestes locais, é possível o uso de hashtags para organização das mensagens e também haver administradores e moderadores para gerenciar e regrar o grande fluxo de mensagens e informações.

No caso dos grupos, como os próprios usuários podem mandar mensagens, a vantagem é ter um canal interessante para tirar dúvidas ou obter sugestões e testar a aceitação de novos produtos e serviços.

Interagindo uns com os outros, os clientes da empresa podem se ajudar, por exemplo, a explorar funcionalidades dos produtos disponibilizados. Além disso, a empresa tem um espaço para divulgar suas novidades e responder a dúvidas de maneira uniforme.

Outras vantagens do Telegram:

O Telegram também possui recursos e possibilidades que facilitam o trânsito de informações:

Volume de arquivos: Não há limite de tamanho para o envio de arquivos de mídia e outros tipos de conteúdo anexo.

Versão para desktop: para acessar a versão web do Telegram, basta usar o celular para conectar pela primeira vez. O aparelho não é necessário para se manter logado no navegador, já que as informações do usuário ficam sempre armazenadas na nuvem.

Excluir mensagens: É possível, além de excluir, editar a mensagem sem nenhum tipo de notificação para os demais usuários.

Bots/Robôs: O Telegram possui “robôs” que podem ser habilitados pelos usuários para tarefas automatizadas como rastreamento de encomendas, busca de mensagens, previsão do tempo e outras funcionalidades.. 

Apesar de algumas vantagens técnicas em relação ao WhatsApp, o Telegram ainda não conta com a gigantesca base de usuários de seu concorrente, que no Brasil está em 89% dos smartphones. Portanto, pode ser difícil encontrar os contatos de diversos clientes. No entanto, não deixa de ser vantajoso oferecer mais essa forma de contato da empresa, já que o uso da ferramenta é gratuito!

Confira também nosso conteúdo sobre os benefícios de utilizar o WhatsApp para os negócios!

Acompanhe aqui mais conteúdos sobre mercado do blog Mais Negócio.

 

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