Carregando

Tecnologia: qual a importância para os pequenos negócios?

Por banco-topazio | 21 de outubro de 2021

Saiba mais sobre os benefícios do uso da tecnologia para alavancar pequenos negócios

Os avanços da tecnologia se mostram cada vez mais presentes no dia a dia dos negócios. Dessa forma, é fundamental que os empresários estejam atualizados sobre as novidades relacionadas a ferramentas tecnológicas que podem não só ampliar a capacidade interna da empresa, mas também o atendimento com os clientes e a produção de modo geral.

Nesse sentido, investir em tecnologia é também dedicar tempo e orçamento para prosperar cada vez mais. Além de facilitar as práticas diárias das empresas, os avanços tecnológicos também podem agilizar a realização de diversos processos que já foram feitos de forma manual. É possível focar na automatização de uma série de atividades, principalmente com relação ao sistema próprio de cada empresa, como automatizar a emissão de notas fiscais após as vendas ou então a baixa dos produtos do estoque assim que a venda foi feita.

Para auxiliar os pequenos negócios na descoberta de tecnologias que podem ser importantes para a rotina das empresas, separamos algumas dicas. Confira abaixo.

Tecnologia pode acelerar pequenos negócios

O uso de ferramentas digitais pode movimentar ainda mais os fluxos de venda, tanto de produtos, quanto de serviços. Além disso, também é importante garantir a presença digital da empresa para que cada vez mais clientes a conheçam. Também é essencial digitalizar os processos internos.

Algumas dicas que podem ser colocadas em prática são:

– Sistema de gestão empresarial:

A implementação de um sistema de gestão empresarial – também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) – é importante para padronizar todas as informações da empresa em um só lugar, além de facilitar ainda mais o dia a dia com automatização, por exemplo. Algumas funcionalidades disponíveis nos sistemas são: gerenciar compras e vendas, controlar o fluxo financeiro, além de emitir notas fiscais.

– E-commerce, Market Place 

Para empresas que trabalham com a venda de produtos físicos, uma alternativa é investir em plataformas de lojas virtuais (e-commerce) cada vez mais rápidas e atraentes, com o objetivo de facilitar a navegação dos clientes. Já o Marketplace é um e-commerce, mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode acessar um site e comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

– Ferramentas de Marketing:

O crescimento do uso das redes sociais também revelou a importância da proximidade das empresas com os consumidores, por isso, além de focar no desenvolvimento de tecnologias internas. Dessa forma, é essencial que os empresários busquem investir em formas de divulgar seus produtos e/ou serviços no ambiente digital através das redes sociais. Além disso, também existem ferramentas de automação para envios de campanhas internas e de marketing, além de encaminhamentos de e-mails para os contatos, por exemplo;

– Funcionalidades de compartilhamento:

Implementar o compartilhamento de dados nas empresas é interessante para envolver todos da equipe em “um só lugar”, que segue a lógica da computação em nuvem. Nesse sentido, essa tecnologia pode reduzir custos das empresas, como impressão de papéis, e permitem que os arquivos sejam acessados em tempo real em qualquer equipamento conectado à internet.  Por exemplo: Google Drive, Dropbox e OneDrive. Eles permitem armazenar e compartilhar documentos de forma segura com toda a equipe. 

As rotinas nas empresas precisam acompanhar os avanços da tecnologia. Portanto, é fundamental atualizar softwares e ferramentas de uso contínuo. Além de aumentar a produtividade e reduzir custos, os processos também ganham em velocidade e redução de falhas. Acompanhe nosso blog e confira mais dicas específicas para pequenos negócios nos posts abaixo:

> Valor de marca: como se destacar nos negócios e fidelizar clientes

> Google para PMEs: ferramentas gratuitas para pequenos negócios

> Gestão financeira aplicada para pequenos negócios

Deixe o seu comentário