Carregando

Pagamentos via Whatsapp: entenda como vai funcionar o recurso que deverá ser liberado em breve no Brasil

Por banco-topazio | 21 de janeiro de 2021

Os pagamentos através do Whatsapp devem começar a funcionar ainda no primeiro trimestre de 2021. Entenda como vai ser e os possíveis impactos no mercado

 

Enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, pagar as compras do mercado do bairro e até aquele cafezinho na esquina. Tudo isso deverá ser possível de um jeito diferente: através da nova funcionalidade do Whatsapp. Mais do que trocar mensagens e compartilhar arquivos, o aplicativo deverá ser um meio para receber e fazer pagamentos.

 

A funcionalidade foi anunciada pelo Whatsapp em junho de 2020. Porém, antes mesmo de ser utilizada, foi suspensa pelo Banco Central e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A expectativa é que os pagamentos via Whatsapp passem a funcionar a ainda no primeiro trimestre de 2021.

 

 

Pagamentos pelo Whatsapp: como vai funcionar

Para realizar transações de dinheiro entre pessoas físicas, é necessário configurar o Facebook Pay e cadastrar um cartão de débito de um dos bancos participantes ou um cartão múltiplo com a função de débito. Também é possível usar um cartão de crédito das bandeiras participantes para enviar pagamentos para empresas. A funcionalidade de pagamentos só será possível pelo uso do aplicativo no smartphone. WhatsApp Web e WhatsApp para computador não estarão habilitados.

 

No caso das empresas, para receber pagamentos por suas vendas no WhatsApp Business, é necessário criar uma conta Cielo ou conectar uma conta existente, além de conectar sua conta bancária de recebimento. 

 

Veja mais detalhes:

 

  • O limite de transferências entre pessoas deverá ser de R$ 1.000 por transação;
  • Poderão ser feitas até 20 operações por dia, desde que não ultrapasse o teto de R$ 5.000 mensais;
  • As transferências ocorrem por débito em conta;
  • Já as compras poderão ser pagas no débito ou no crédito;
  • Para os comerciantes, o diferencial de usar o Whatsapp é não ter custos de mensalidade ou compra de maquininha de cartões.

 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

 

Confira esse vídeo publicado no canal do Whatsapp no YouTube para saber mais:

 

 

Impactos no mercado

Segundo o Época Negócios, a funcionalidade tem potencial para se tornar extremamente popular. Uma vez que o Brasil tem mais de 130 milhões de usuários ativos no aplicativo.

 

A novidade poderá facilitar atividades de compras online, pagamentos e transferências para muitas pessoas e empresas. No entanto, um dos riscos diz respeito ao uso de dados por parte do Facebook. Isso porque, ela permite que a rede social tenha acesso ao que as pessoas estão comprando, com qual frequência e etc. E isso soma-se aos demais dados e informações que o Facebook já possui dos usuários.Ou seja: um dos principais aspectos que deve ser observado diz respeito à segurança das informações. De forma a prevenir que os dados dos usuários não sejam vazados para uso publicitário, por exemplo.

 

Os pagamentos via Whatsapp se configuram como uma alternativa a outros serviços semelhantes que já atuam no Brasil. Entre eles, o Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay.

Deixe o seu comentário