Carregando

Novo nome: por que o Open Banking será chamado de Open Finance

Por banco-topazio | 28 de junho de 2021

Entenda por que o Banco Central alterou a nomenclatura do Open Banking, que agora será Open Finance

O Banco Central do Brasil (BACEN) anunciou que o Open Banking terá outro nome: Open Finance. Conforme o BACEN, isso foi decidido justamente porque o projeto engloba todos os produtos financeiros e não somente os bancos. O sistema inclusive já vinha sendo intitulado como “sistema financeiro aberto”.

Novo nome por que o Open Banking será chamado de Open Finance_Banco Topázio

A principal diferença entre os termos é o escopo previsto para a implementação, o Open Banking funcionaria como um “sistema bancário aberto”, ou seja, incluiria informações de conta e dos serviços de pagamento. Como a iniciativa foi se transformando ao longo do tempo, o conceito se mostrou mais adequado, pois será direcionado a todos os agentes do sistema financeiro brasileiro.

Objetivos do Open Finance

A intenção é que o Open Finance promova maior diversidade no mercado, além de possibilitar mais liberdade para uma série de entidades e plataformas que lidam com operações econômicas. De acordo com a proposta, empresas como corretoras, companhias de câmbio, fundos de previdência, investimentos, entre outras, também poderão fazer parte do escopo do Open Finance.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Dessa forma, o projeto continua seguindo a linha de permitir uma abertura maior não só do sistema bancário, mas do sistema financeiro como um todo. Ou seja, o Open Finance é uma expansão do Open Banking e proporcionará ao cliente ainda mais liberdade e poder de escolha.

Continue acompanhando as publicações do blog para saber mais sobre as novidades do sistema. Além disso, confira mais informações sobre o tema nos posts abaixo: 

> Confira os impactos no mercado com a implementação da 1ª fase no Brasil

> A segurança das operações para o usuário

> Mudança positiva no sistema financeiro

Deixe o seu comentário