Carregando

Novas funcionalidades do Pix: confira as atualizações para 2021

Por banco-topazio | 11 de maio de 2021

Conheça as principais novidades anunciadas pelo Banco Central para 2021 e entenda como vão funcionar as novas funcionalidades do Pix

Ainda neste ano, os clientes poderão contar com novas funcionalidades do Pix. Há apenas 6 meses no mercado, o Pix já revolucionou consideravelmente os hábitos de pagamento dos brasileiros. Por ser uma alternativa totalmente digital e que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto mais rápida do que os métodos tradicionais como TED e DOC, o sistema caiu no gosto dos usuários rapidamente.

Entre as principais funcionalidades que devem ser disponibilizadas no Pix e já foram anunciadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), estão o saque no varejo, a integração com conta salário e, além disso, o pagamento por aproximação.

Novidades do Pix para 2021

Uma das novas funcionalidades bastante aguardada pelos usuários é a inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix. Atualmente, somente as contas correntes, de poupança e de pagamento pré-pago estão autorizadas a operar conta-salário. Ou seja, é necessário realizar alterações na regulamentação para que as contas-salário sejam incluídas na lista de movimentáveis pelo Pix. 

Além disso, outra novidade é a integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos nos smartphones, que também deve facilitar a identificação dos usuários que aparecem nos contatos e possuem o celular como chave Pix.

Mais uma atualização vinculada à comodidade é a opção Saque Pix, que passa a dar ao consumidor mais uma opção de obtenção de dinheiro em espécie e para facilitar a gestão de caixa do lojista. Dessa forma, o usuário poderá realizar saque em caixas de lojas cadastradas no sistema, sem precisar utilizar caixas eletrônicos, por exemplo. O Pix por aproximação também entrará em cena, com o objetivo de dar mais facilidade e conveniência na iniciação de pagamentos e para atender casos de uso específicos.

Iniciador de pagamentos

Também está prevista a implantação do iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking. Isto deve permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix.

De acordo com regulamentação do BACEN, qualquer instituição iniciadora de transação de pagamento poderá comandar uma transação do Pix em qualquer detentora de conta de depósito ou de pagamento. Ou seja: com a medida, os comandos de pagamentos poderão ocorrer por meio de diferentes instituições, à escolha do cliente. 

Por conta disso, a iniciação de transação de pagamentos possibilitará a consolidação de novos modelos de negócios e, com isso, deverá promover inovações e aumentar a concorrência na prestação de serviços de pagamento. 

Novas funcionalidades do Pix confira as atualizações para 2021_Banco Topázio

Uma das novas funcionalidades é a inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix

Ajuste de limites do Pix também passa a valer 

Além das novidades citadas anteriormente, que serão lançadas ao longo do ano, um dos pontos flexibilizados agora pelo BACEN é a solicitação de alteração do valor do limite do Pix de uma forma fácil. Ou seja, os clientes podem solicitar aumento ou redução dos limites movimentados através do sistema de forma simplificada. 

A função está disponível desde 1º de abril deste ano e as instituições podem oferecê-la pelos próprios aplicativos. Para viabilizar a nova configuração, o BACEN padronizou o tempo de resposta para as solicitações. No caso de redução dos valores o atendimento deve ser imediato, enquanto para as demandas de aumento do valor do limite das transações, existem duas condições:

Se o valor solicitado for compatível aos limites para TED e cartão de débito, a instituição deve dar um retorno até às 7h do dia útil seguinte. Já se o valor solicitado for superior aos limites para TED e cartão de débito, a instituição avalia o perfil do cliente e, a seu critério, decide se acata ou não. 

Nesses casos, as respostas devem serão em até uma hora, para solicitações entre 6 e 20 horas (incluindo sábados, domingos e feriados). Por fim, fora desse horário, as respostas das solicitações chegam até às 7 horas do dia útil seguinte.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Crescimento do Pix

Em novembro de 2020, de acordo com estatísticas do BACEN, foram cadastradas 95.262.657 chaves no Pix. Até o final de março de 2021, esse número já havia aumentado para 206.575.274. Ou seja, um aumento de 116,84% em 4 meses. 

O número de transações viabilizadas pelo Pix também registrou aumento expressivo. Em novembro de 2020 foram feitas 33.512.881 e, até o final de março de 2021, eram 393.644.651. Dessa forma, o crescimento foi superior a 1.000%.

Os valores movimentados também chamam a atenção. Em novembro de 2020 a cifra era de R$ 29.585.567,00 e, no final de março, esse valor subiu para R$ 278.363.997,00. Ou seja, quase 10 vezes mais em 4 meses.

Com as novas funcionalidades em fase de implementação, o Pix irá oferecer cada vez mais possibilidades aos usuários. Dessa forma, a modalidade fica mais completa e, ainda, cada vez mais integrada aos demais aplicativos e operacionalidades do sistema financeiro.

Leia mais sobre o Pix, entenda como foi o surgimento do sistema e quais têm sido os principais impactos no mercado:

> Entenda como o Pix irá impulsionar a economia brasileira

> DICT e os mecanismos de segurança adotados para o Pix

> Com Pix, mercado de fintechs poderá se ampliar no Brasil

Deixe o seu comentário