Carregando

NFC e Contactless: o que são e quais as diferenças

Por banco-topazio | 9 de setembro de 2021

Saiba o que é NFC, Contactless e quais as principais características de ambas 

Cada vez mais o uso dos pagamentos por aproximação tem se popularizado. Muitas empresas já oferecem a opção, e esse tipo de pagamento só é possível por conta da existência da Near Field Communication (NFC) ou comunicação por campo de proximidade, em português.

Dessa forma, a tecnologia possibilita a troca de dados entre dispositivos compatíveis, sem fio e de forma segura, só é preciso que eles estejam próximos. O uso da NFC não se reduz refere somente a pagamentos, ou seja, também é possível efetuar transferências de arquivos e informações entre dispositivos.

O contactless é a prática que caracteriza especificamente pagamentos sem contato, enquanto a NFC é a tecnologia utilizada nessas transações. Ambos os termos: tanto NFC, quanto contactless, se referem a operações realizadas por aproximação. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

A troca de informações se dá justamente nos contatos com tipos diversificados de receptores, por exemplo, máquinas de cartão e alguns caixas eletrônicos. É possível realizar esse tipo de transação através de cartões de débito, crédito e até mesmo com smartphones ou relógios (smartwatches), por exemplo. 

A segurança do uso de NFC e Contactless

Assim como nas compras online, os pagamentos efetuados por aproximação são seguros e protegidos por criptografia (protocolos que impedem terceiros de acessarem os dados das operações). Nesse sentido, todas as informações estão seguras, tanto as do cliente, quanto as do estabelecimento em questão.

Além disso, outro ponto que garante a confiabilidade das transações é o fato de que o cliente não precisa entregar o cartão para ninguém. Ou seja, basta se aproximar da máquina do estabelecimento para efetivar a compra. Há empresas que possuem limites de valores para essas transações, o que também pode aumentar a segurança dos clientes.

Leia mais sobre os avanços tecnológicos e as transformações do mercado:

> Indústria 4.0: transformação, adaptação e tecnologias

> Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária indica que pandemia mudou hábitos bancários

> Pix: Pagamentos instantâneos é a nova tecnologia do momento

Deixe o seu comentário