Carregando

Neobanks: o que são e como é o mercado no Brasil

Por banco-topazio | 12 de julho de 2021

Conheça os neobanks e saiba a diferença entre eles e os bancos digitais

O Brasil é o 5º país no ranking mundial com maior número de neobanks, mas o que são essas empresas? Os neobanks são 100% digitais desde a sua criação. Ou seja: não disponibilizam, por exemplo, uma rede de agências. Também não têm qualquer vínculo com estruturas de instituições financeiras convencionais. 

E é isso que os diferencia dos bancos digitais que, apesar do formato tecnológico, estão atrelados a instituições tradicionais do mercado financeiro. Tanto os neobanks quanto os bancos digitais utilizam a tecnologia como fator diferencial em relação às demais opções do mercado, mas eles não são idênticos.

Neobanks o que são e como é o mercado no Brasil_Banco Topázio

O surgimento dos neobanks faz parte do momento de transformação do setor bancário mundial e, consequentemente, do contexto brasileiro. Essas mudanças acabaram promovendo mais competitividade na categoria. Portanto, isso também fez com que as instituições financeiras tradicionais passassem por um processo de reinvenção. Ou seja, o surgimento de novas empresas provocou ainda mais novidades.

Mercado de neobanks no Brasil

Conforme o índice de neobanking, feito pela Exton Consulting, a América Latina como um todo está vivendo um momento de evolução significativa no setor. Nesse sentido, o continente latino-americano possuía, até dezembro de 2020, aproximadamente 50 neobanks em atividade. O Brasil, conforme citamos anteriormente, é o 5º colocado nesse ranking e fica atrás dos seguintes países: Reino Unido, da Coréia do Sul, da Suécia e da França. De acordo com os resultados da pesquisa, no mundo existem pelo menos 256 neobanks ativos. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Mesmo com as incertezas impostas pela pandemia da Covid-19, o setor dos neobanks, e também das fintechs e dos bancos digitais são um mercado em expansão no Brasil. É fato que os bancos digitais estão ganhando cada vez mais espaço e, consequentemente, encontrando novos públicos. O assunto está tão em alta no País que inclusive foi discutido durante o CIAB FEBRABAN 2021, 31ª edição do principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina. 

Continue por dentro dos avanços tecnológicos e das transformações que vêm acontecendo no Brasil e no mundo. Confira informações relacionadas ao tema nos posts listados abaixo: 

> Pagamentos digitais: pesquisa aponta tendências e hábitos dos consumidores

> Carteiras Digitais: conheça a tendência dos pagamentos

> Transformação digital: a influência da tecnologia nos negócios

Deixe o seu comentário