Carregando

Naturezas de Câmbio: grupo de Serviços Diversos

Por banco-topazio | 23 de novembro de 2021

Confira detalhes sobre o grupo de Serviços Diversos das naturezas de câmbio, no qual estão incluídas transações de marketing e tecnologia

Para descobrir o motivo de envio ou recebimento de dinheiro do exterior precisamos das naturezas das operações de câmbio, elas são explicações detalhadas das transferências internacionais e foram estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). É através das naturezas que o BACEN busca padronizar as remessas internacionais e, dessa forma, também estabelecer maior controle sobre as operações feitas no país.

Elas são divididas, de acordo com a Circular 3.690, em 19 subgrupos relacionados a atividades específicas. A definição das naturezas das operações de câmbio ocorre através dessa segmentação, bem como a tributação que incidirá nas remessas. 

De acordo com a nossa analista de câmbio Jucélli Mazotti, o grupo com maior número de naturezas é o de serviços, e entre os diversos códigos estão os serviços de telecomunicações (47001), serviços de computação, (47018), consultoria de negócios e relações públicas (47135), publicidade, pesquisas de mercado e de opinião e participações em feiras e exposições (47142), serviços financeiros (47025), entre outros.

Naturezas de câmbio: marketing e tecnologia

As transações relacionadas à tecnologia e ao marketing, que estão dentro do grupo de serviços das naturezas de câmbio, representam uma movimentação significativa. “Com a pandemia entramos na era do home office, portanto empresas e pessoas físicas estão livres para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Ou seja, isso se refletiu substancialmente na Tecnologia da Informação (TI)”, comenta Jucélli. Os serviços em TI estão entre os mais solicitados mundialmente. No Topázio, a operação natureza serviços em TI é a que mais fazemos hoje, “pois muitos de nossos clientes – pessoas jurídicas – trabalham em diversas áreas da TI, prestando serviços remotamente para EUA e Europa, e recebem seus honorários, através do câmbio Topázio”, explica.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Outro crescimento expressivo foi o das naturezas relacionadas ao marketing. Conforme Jucélli, o efeito positivo a nível mundial  para o marketing digital também se deve ao contexto da pandemia, principalmente via Facebook, Instagram e outras plataformas. “A demanda de alguns clientes cresceu muito, não somente para pagar empresas de marketing estrangeiro, como empresas brasileiras exportando esse serviço”, assinala.

Além do crescimento das naturezas do grupo de serviços diversos, também estão em alta operações de outras naturezas como: comerciais e de capitais, grupos sobre os quais falaremos nos próximos conteúdos. Continue por dentro das nossas novidades relacionadas ao mercado cambial e aproveite para ler outros posts sobre o tema:

> A importância da flexibilidade e da agilidade no atendimento ao cliente e nas operações de câmbio

> Por dentro do mercado de câmbio: informações importantes para suas operações

> Nova regulamentação de câmbio: confira o status de tramitação

Deixe o seu comentário