Carregando

Naturezas das operações de câmbio: o que são?

Por banco-topazio | 24 de setembro de 2021

Conheça as naturezas das operações de câmbio e entenda como elas funcionam

As naturezas das operações de câmbio são divisões estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) mas, afinal, o que são elas? São basicamente uma explicação detalhada da transferência internacional em questão. Ou seja: a partir das naturezas das operações de câmbio conhecemos o motivo pelo qual o cliente envia ou recebe dinheiro do exterior.

Dessa forma, o BACEN as definiu com o objetivo de estabelecer maior controle e, além disso, exigir um registro padrão para as remessas internacionais, sejam elas feitas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Elas também definem a cobrança do IOF nos envios e recebimentos.

De acordo com a Circular 3.690 do BACEN, elas são divididas em subgrupos classificados por códigos. Entre as naturezas das operações de câmbio nos casos de comércio exterior estão: exportação, importação, encomendas internacionais, ajustes em transações comerciais, entre outras. Nesse sentido, também constam na lista operações como transportes, seguros, viagens internacionais, rendas de capitais, entre outras.

Naturezas das operações de câmbio: classificação e subgrupos

Como as naturezas das operações de câmbio definem os objetivos e a tributação que incidirá nas remessas, o BACEN as divide em classificações específicas de categorias diversas. Além disso, cada tipo se destina a um formato de comércio. 

No caso de empresas, algumas das naturezas de operações de câmbio mais comuns são exportação e importação, elas se subdividem entre outras categorias relacionadas especificamente a cada uma das situações.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Os códigos são números que caracterizam a natureza das operações. Dessa forma, cada um deles está relacionado a uma questão, como natureza-fato, tipo de cliente no Brasil, tipo de pagador/recebedor no exterior e aval do Governo. As naturezas-fato, por exemplo, dividem-se em 13 subgrupos. Confira abaixo um exemplo dessas combinações: 

Naturezas das operações de câmbio o que são_Banco Topázio

Caso ocorra classificação de maneira incorreta, ou então de alguma irregularidade, as instituições podem sofrer penalidades. Acompanhe nosso blog e continue por dentro das curiosidades e características do mercado de câmbio!

> Nova regulamentação de câmbio: confira o status de tramitação

> Critérios para escolher o parceiro de câmbio da sua empresa

Deixe o seu comentário