Carregando

Google para PMEs: ferramentas gratuitas para pequenos negócios

Por banco-topazio | 11 de dezembro de 2020

Google para PMEs é um portal exclusivo para empresas com o objetivo de ajudar empreendedores a alavancar seus negócios por meio digital

 

Entre as muitas lições que se pode tirar da Pandemia que vivemos em 2020, uma delas é que as empresas precisam estar cada vez mais presentes nos meios digitais. Com as medidas de isolamento social impostas a diversos estabelecimentos, a saída foi apostar nos canais online para se manter próximo do público. E, dessa forma, garantir que as vendas de produtos e serviços seguissem ativos. Não é à toa que o ano foi marcado pela explosão do e-commerce no Brasil.

 

Pensando em ajudar as micro e pequenas empresas que enfrentam dificuldades em meio à crise financeira, o Google lançou uma plataforma que oferece ferramentas e recursos gratuitos. A ideia é apoiar os empreendedores para que eles qualifiquem a presença de seus negócios no ambiente online, mantendo contato com seus clientes e aprimorando as suas habilidades digitais.

 

Através dessa plataforma, é possível se cadastrar para receber ajuda para o seu negócio ou ajudar a sua empresa favorita.

 

Para aqueles que estão à frente de um negócio, o Google dá dicas simples, rápidas e gratuitas. Por exemplo, como aparecer nas ferramentas de buscas, mostrar quando a empresa está aberta e se conectar com clientes. Por outro lado, se você for fã de um negócio, o Google convida a deixar avaliações e compartilhar. Ou ainda: fazer pedidos e retirar em casa ou fazer reservas e agendamentos.

 

Google para PMEs: treinamentos, notícias e aplicativo

O portal também oferece treinamentos, notícias e dicas úteis para empresas enfrentarem os períodos de incerteza econômica. 

 

Entre os treinamentos e cursos gratuitos, estão “Fundamentos do marketing digital”, “Leve a sua empresa para a web”, “Como falar em público”, entre outros. 

 

Tem também um aplicativo – o Google Primer – disponível para download gratuito. O app tem aulas rápidas de planejamento e gestão de negócios e marketing digital. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Ferramenta ajuda a elaborar um plano para alavancar negócios

No portal ainda existe a opção de elaborar um plano exclusivo e gratuito para o seu negócio. Para isso, basta preencher o nome da sua empresa e selecionar uma entre três opções. São elas: “me ajude a aparecer na internet”, “me diga como alcançar mais clientes” ou “mostre como posso trabalhar de maneira mais eficiente”. 

 

Após escolher uma das opções, é necessário responder algumas perguntas sobre o seu negócio. Depois disso, com base nas respostas, a ferramenta do Google reúne recomendações e produtos para ajudar o empreendedor a atingir a sua meta. Tudo isso leva cerca de 5 minutos. E o plano é enviado também para o email do empresário. De forma que ele possa ler mais tarde e analisar os retornos com tempo.

 

Além do portal para PMEs, o Google já possui diversas plataformas que são recomendadas para impulsionar os negócios. Por exemplo:  Google Meu Negócio, Google Ads, G Suite, Google Analyics, YouTube e Google Pay.

 

Se você ainda tem dúvidas de como melhorar a presença digital do seu negócio, alavancar as vendas ou melhorar o relacionamento com seus clientes, aproveite essa ferramenta do Google. 

 

Além disso, aqui no blog, desde que começou a pandemia, também publicamos diversos conteúdos para ajudar os pequenos negócios. Tudo isso está reunido na série Mudar para Superar. São vídeos e textos para ajudar os empreendedores a enfrentarem a crise. Confira!

 

Deixe o seu comentário