Carregando

Fechamentos de câmbio importação e exportação: entenda as diferenças na documentação

Por banco-topazio | 4 de junho de 2021

Saiba quais são as principais diferenças em relação a documentação para cada um dos fechamentos de câmbio

Os documentos exigidos para fechamentos de câmbio de importação e exportação são diferentes. Ou seja, dependem do tipo de contratação efetuada e da modalidade definida. No Topázio operamos com o câmbio pronto, que é uma das modalidades de fechamento de câmbio.

De acordo com a nossa Analista de Câmbio, Janine Schönardie, as formas de pagamento no fechamento da importação podem ser Antecipada, a Vista e A Prazo. Por outro lado, na exportação, os fechamentos podem ser feitos de forma Antecipada e a Vista.

Documentação para fechamentos de câmbio importação e exportação

No caso das operações de importação, por exemplo, Schönardie explica as exigências de acordo com cada tipo de transação. Nesse sentido, para o fechamento de câmbio ‘Antecipado’, a documentação é Proforma Invoice, Commercial Invoice ou contrato entre as partes. O Commercial Invoice assim como o Proforma Invoice são documentos internacionais. O Commercial Invoice é semelhante a uma fatura e representa a compra efetuada entre as partes, já o Proforma Invoice formaliza uma intenção de compra e, dessa forma, a emissão é feita antes da Commercial Invoice.

Portanto, no caso da forma de pagamento ‘A Vista’, é necessário o Documento de embarque + Commercial Invoice. Para ‘A Prazo’, é preciso Commercial Invoice + Documento de embarque + Declaração de importação (DI) –  documento relativo ao desembaraço/despacho aduaneiro para nacionalização das mercadorias.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Em relação às operações de exportação, existem dois casos específicos. A documentação necessária para o caso ‘Antecipado’ engloba Proforma Invoice, Commercial Invoice ou contrato entre as partes. Já para tipos de pagamento ‘A Vista’, é preciso encaminhar o Commercial Invoice + Documento de embarque e a Declaração única de exportação, também conhecida como DUE, que é um documento eletrônico que contém as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística de uma operação de exportação.

Essas e muitas outras particularidades fazem parte da rotina do mercado cambial. Fique por dentro também das diferenças no tipo de cadastro das operações de câmbio.

Deixe o seu comentário