O Pix tem potencial para aumentar a competitividade, viabilizar novos modelos de negócio, reduzir custo em transações e contribuir para inclusão financeira
Recentemente, no dia 16 de novembro, entrou em vigor no Brasil o Pix – novo sistema de pagamentos instantâneos. Entre as principais características, estão a agilidade, segurança e menores custos nas transações financeiras. O que resulta em vantagens para pessoas físicas e jurídicas. Com o sistema, as movimentações bancárias agora podem ser realizadas a qualquer hora do dia, nos sete dias da semana, inclusive feriados.
Mas, além de todos esses benefícios, o Pix deverá ser responsável por grandes impactos na economia – afetando o país como um todo. E poderá ser decisivo, inclusive, neste momento de crise financeira que o Brasil está vivendo, intensificada pela pandemia.
É o que diz o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, conforme matéria publicada na Infomoney. Para ele, a retomada econômica será possível por meio da tecnologia. E por isso é tão importante acelerar o Brasil no processo tecnológico. “O Pix é um avanço importante”, disse Campos Neto. Pois, “a pessoa passará a ter uma identidade digital”.
O Pix promete impulsionar a economia trazendo um aumento na competitividade. Também deverá estimular novos modelos de negócios, agilizando e reduzindo o custo de transações, além de contribuir para a democratização financeira.
As medidas voltadas para o avanço tecnológico no Brasil que estão sendo implementadas pelo Banco Central devem ampliar a eficiência econômica do país. A implementação do Pix, juntamente com a regularização do Open Banking (prevista para o final de 2021) deverá aumentar a concorrência entre instituições financeiras e de pagamento, fomentar inovação e reduzir custos.
Em função de permitir transferências imediatas, o Pix poderá, com o tempo, vir a substituir as transações via DOC e TED, que possuem tarifas mais caras. Dessa forma, há uma expectativa que o sistema se consolide como um dos meios de pagamentos mais importantes, principalmente no varejo.
Pequenos comerciantes e empreendedores poderão se beneficiar. Isso porque o Pix poderá substituir gradativamente as “maquininhas” de cartão – que têm taxas mais onerosas. Sendo assim, espera-se um aumento na competitividade. O que poderá resultar, inclusive, na redução das taxas cobradas pelas maquininhas. Além disso, com a entrada do crédito imediato na conta dos comerciantes, pode haver menor necessidade de investimento em capital de giro.
Outro impacto da implantação do Pix na economia diz respeito aos novos modelos de negócios. O novo sistema promete revolucionar o mercado financeiro no Brasil, na medida em que promoverá a concorrência entre fintechs e grandes bancos, por exemplo.
Instituições de pagamento terão amplas possibilidades de desenvolver produtos e serviços baseados no Pix. E, com isso, a expectativa é que o mercado das fintechs viva um momento de franca expansão.
O Pix também será responsável pela democratização financeira no Brasil. Ou seja: brasileiros desbancarizados ou que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses poderão se sentir incentivados a criarem ou usarem suas contas. De que forma? Fazendo uso das contas digitais, que podem ser abertas com facilidade pelo celular. Essas contas são mais simples e têm menores custos.
Sendo assim, as contas digitais podem democratizar o acesso daqueles não possuiam conta em banco ou estavam inativos. Deverá, também, promover a menor circulação de dinheiro em papel, diminuindo a informalidade e aumentando a segurança.
Os impactos que o Pix promoverá na economia são muitos. E as transformações deverão afetar diversos setores. Entre eles, consumidores, pequenos empreendedores, comerciantes e instituições financeiras. Para se aprofundar ainda mais no tema, confira neste vídeo do Mercado Pago. Trata-se de um bate-papo sobre o impacto do Pix na economia. O Mercado Pago é parceiro do Banco Topázio em Bank as a Service.
Existem diversas formas simples e rápidas para você aplicar o Marketing Digital na sua empresa, confira algumas dicas!
Baixe agora!Independentemente do tamanho da empresa, o planejamento e a estratégia são o que vão mantê-la ativa
Baixe agora
Deixe o seu comentário