A emissão de boleto bancário é das modalidades de pagamento mais procuradas pelos consumidores
Para atrair a atenção dos consumidores e fidelizá-los, seu negócio deve oferecer produtos e serviços de qualidade, atendimento de excelência, enfim, uma jornada de compra satisfatória. Para isso, proporcionar opções de pagamento que facilitam a vida dos clientes é essencial.
Entre tantas formas de pagamento, de acordo com uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, 75% da população escolhe o boleto bancário como a modalidade preferida na hora de finalizar suas compras. Ainda segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), são gerados cerca de 3,6 bilhões de boletos anualmente no Brasil. Portanto, trabalhar com essa modalidade de pagamento torna seu negócio mais competitivo no mercado à medida que vai se mostrando mais interessante e prático para os clientes fecharem uma compra.
Se você quer proporcionar aos consumidores a opção de boleto bancário, mas ainda não sabe muito bem como funciona, neste artigo, reunimos informações de como operar neste modelo e quais são as vantagens desta opção para seu negócio. Confira:
No Brasil, empresas e pessoas físicas podem emitir esses títulos de cobrança de valores. Portanto, é uma tarefa bastante simples, basta ter uma conta corrente. Alguns bancos tradicionais exigem que a pessoa vá até a agência para habilitar essa função na sua conta. Porém, nos bancos digitais, é possível fazer isso no celular mesmo, apenas com alguns cliques.
Qualquer banco ou estabelecimento conveniado pode receber o pagamento do boleto até a sua data de vencimento. Alguns boletos podem trazer, ainda, orientações para que o portador do título possa quitá-lo mesmo após a data de vencimento, acrescentando valor de juros, multas e demais condições.
Os clientes podem realizar o pagamento dos boletos em casas lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos e até mesmo pela internet, pelos aplicativos ou internet banking. Quando o banco recebe o pagamento, ele credita o valor na conta bancária da empresa dentro do período de compensação estabelecido em contrato, debitando a taxa ou percentual acordado previamente pelo serviço, quando for o caso.
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No caso das empresas, para que seja possível emitir boletos para clientes, além de ter uma conta corrente, também é necessário ter uma carteira de cobrança junto ao banco de sua escolha. Para a emissão, as empresas têm duas alternativas: a primeira é realizar a emissão do boleto bancário diretamente no site do banco onde você tem vínculo, pelo internet banking.
A segunda é contar com uma plataformas de intermediação de cobrança, que são bastante utilizadas por profissionais que atuam de forma autônoma e querem emitir boletos. Para incluir esta modalidade de pagamento ao seu negócio, os procedimentos são simples. Abaixo, listamos os principais processos para fazer a emissão:
– Abra uma conta corrente compatível com a emissão do boleto, ou solicite a inclusão desse serviço ao seu banco, ou escolha plataforma para emissão do boleto;
– Reúna dados da empresa e do cliente;
– Siga os passos de geração da cobrança da ferramenta escolhida por você a fim de obter o documento;
– Imprima ou encaminhe um link com o documento ao cliente para que ele tenha acesso ao boleto.
Uma dúvida bastante comum aos varejistas que estão começando a emitir os boletos é sobre o preenchimento correto dos campos do documento. Lembrando que é muito importante que estes dados sejam completados corretamente, pois são eles os responsáveis para que o pagamento chegue ao destino certo. De forma resumida, segue o que cada campo quer dizer para orientar o preenchimento adequado:
Cedente: é a empresa ou pessoa física que emite o documento. No pagamento do boleto, é na conta bancária do cedente que serão creditados os valores.
Sacado: é o cliente responsável por executar o pagamento do valor descrito no título, normalmente, o cliente final ou outra empresa que realizou a compra no estabelecimento cedente.
Sacador/avalista: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá receber o pagamento.
Agência e código cedente: são os números correspondentes à agência e à conta corrente onde será depositado o valor pago pelo sacado ao cedente.
Valor do documento: valor total que deverá ser pago pelo título.
Data de vencimento: dia, mês e ano limites para o pagamento do boleto sem a cobrança de juros ou multas.
Multa e juros: em alguns boletos, podem estar previstos valores excedentes, que serão cobrados caso o sacador efetue o pagamento após a data de vencimento.
Nosso número: é uma sequência de dígitos que identifica o documento e carrega todas as informações registradas junto ao banco. O tamanho do número também varia conforme o banco e a carteira de cobrança, mas é único, não podendo ser repetido.
Linha digitável: é o número que vem com o código de barras, sendo composto por 48 números, que são divididos em 5 grupos diferentes. Cada algarismo da sequência tem um significado específico que permite o pagamento.
Código de barras: é a representação da linha digitável para máquinas que leem código de barras, como caixa eletrônicos e até mesmo smartphones. Existem diversos padrões de código de barras que criam uma figura única de identificação, como seu fosse a “impressão digital” do boleto bancário.
Atualmente, existem três tipos de títulos que a sua empresa pode emitir para os consumidores, dependendo das particularidades do seu negócio e do valor da compra. O boleto registrado é o mais conhecido. Nele, devem constar obrigatoriamente, todas as informações, incluindo nome e CPF ou razão social e CNPJ do comprador, valor da negociação e data de pagamento para conhecimento do banco.
Este tipo de boleto é válido para a maioria das negociações, todavia, as informações do consumidor devem constar apenas para situações em que o produto tenha sido entregue ou o serviço tenha sido prestado anteriormente, e não para compras em e-commerces, por exemplo, em que o produto só é liberado após o pagamento e não existe a necessidade destas informações para a contestação.
O boleto recorrente permite que uma cobrança frequente seja gerada de forma automática. Assim, o cliente recebe o boleto conforme a periodicidade estipulada na hora da compra, sendo comumente utilizado para compras parceladas.
Já o carnê é caracterizado por uma série de boletos gerados de uma só vez, porém, para datas de vencimento diferentes, sendo bastante utilizado para compras com valores muito altos.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revela a existência de 45 milhões de brasileiros desbancarizados. O boleto bancário é uma modalidade de pagamento que atende a esta parcela dos consumidores que não tem vínculo com nenhum banco e não realiza compras com cartão, seja ele de débito ou crédito.
Além disso, o boleto continua sendo vantajoso para empresas e também para os consumidores, já que é uma alternativa rápida, simples e barata comparada a demais opções disponíveis. Veja algumas vantagens:
– Reduz custo da cobrança em comparação com tarifas de operadoras de cartão de crédito, que têm taxa de administração, aluguel de máquina, por exemplo.
– Cálculo facilitado de multas e juros, em caso de atraso, e a possibilidade de emissão de uma segunda via de forma facilitada.
– Os pagamentos com boletos são realizados à vista, com o recebimento do valor pago em um prazo máximo de até dois dias após o efetivo pagamento. Com cartão, o prazo é de até 30 dias.
– Permite um maior controle da inadimplência dos clientes com a possibilidade de protesto, em caso de não pagamento.
Como você pode conferir neste artigo, a emissão de boleto bancário é muito vantajosa para a sua empresa e fácil de implementar, se você contar com um parceiro financeiro. Agora que você já sabe o que é um boleto, conhece as suas principais características e sabe como emitir o documento, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?
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