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Cultura corporativa: o que é e como ela impacta o seu negócio

Por banco-topazio | 26 de fevereiro de 2020

Entender e identificar a cultura corporativa ajuda a engajar colaboradores e consolidar a imagem e reputação de empresas junto aos seus públicos

A cultura corporativa ou organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos que fazem parte da essência de uma empresa. O jeito com que ela atua, a maneira como se percebe e percebe seu entorno, a forma com a qual se relaciona com seus públicos, toma decisões e se posiciona no mercado dizem muito sobre a empresa sua cultura corporativa. Mais do que apenas uma lista para enquadrar e colocar na parede do escritório, a missão, visão e valores são pilares que dão sustentação para a identidade do negócio.

Quando a empresa compreende o que fundamenta a sua cultura, pode adotar ações para difundi-la. Desta forma, contribuir para  melhorar a percepção da marca, trabalhando o fortalecimento de sua imagem e reputação. Essas iniciativas poderão, inclusive, gerar impacto mercadológico, agregando valor a produtos e serviços do negócio.

Outro aspecto importante diz respeito ao engajamento dos colaboradores. Uma equipe que se identifica com os valores e com o propósito do negócio tende a ser mais engajada, entrega resultados melhores e ajuda a construir um ambiente de trabalho mais saudável.

Identificando os valores

Primeiramente, é preciso pensar nos objetivos e nas qualidades primordiais que todos os colaboradores – do gestor ao estagiário – devem seguir para ser coerentes com a cultura da empresa. Também é preciso considerar as caraterísticas da operação do negócio e que habilidades elas demandam. Conhecendo a essência da operação, é possível identificar quais os valores fundamentais de sua identidade. Agilidade, foco nos resultados, transparência, sustentabilidade, otimismo e personalização são alguns dos valores comumente presentes em empresas. Mas é importante que cada organização identifique os seus.

Consolidando a cultura corporativa

A cultura corporativa deve funcionar, na prática, como o conjunto de regras que ditam o jogo, atuando como balizas tanto para a tomada de decisões quanto para as atribuições dos funcionários. Criar canais de comunicação internos que comuniquem as ações da empresa relacionadas a estes valores são uma das formas de garantir a transparência no relacionamento com a equipe.

3 Dicas para manter a cultura corporativa da empresa

  1. Certifique-se de que os líderes e supervisores de cada setor atuem também como guardiões dos valores, difundindo-os e garantindo que a equipe os siga.
  2. Seja coerente com a cultura organizacional. As mesmas crenças adotadas para o ambiente interno devem estar presentes também nas ações da empresa e na comunicação com os clientes, fornecedores e demais públicos.
  3. Contrate profissionais que se identifiquem com a empresa, deixando claro já no processo de seleção não apenas as habilidades necessárias, mas também as características que formam a identidade do negócio.

3 livros para se aprofundar no assunto

  •  Gestão Organizacional, de Antonio Tadeu Pagliuso (editora Saraiva)
  • Cultura e Clima Organizacional: Compreendendo a Essência das Organizações, de Carla Patricia da Silva Souza (editora InterSaberes)
  • A Cultura Corporativa e o Desempenho Empresarial, de John P Kotter e James L Heskett (editora Free Press)

Se você já identificou os valores da sua empresa, converse com seus sócios para registrá-los e iniciar o processo de valorização desses valores dentro do ambiente de trabalho. Uma dica é pesquisar como empresas conhecidas costumam aplicar esses valores no dia-a-dia. Mas lembre-se: os modelos são apenas para contribuir com mais ideias, pois cada negócio tem sua identidade e particularidades, que devem ser considerados em qualquer processo de gestão. Aos poucos, será possível visualizar que a cultura corporativa ajuda a fortalecer a identidade do negócio e o relacionamento com os funcionários.

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