Carregando

Correspondentes bancários: o que são e como atuam

Por banco-topazio | 21 de outubro de 2020

Os correspondentes bancários prestam serviços de abertura de contas, crédito e câmbio, empresas e atuam em complemento a bancos. 

Empresas contratadas para a prestação de serviços de atendimento a clientes e usuários dos bancos, os correspondentes bancários (CORBAN) atuam como uma extensão dessas instituições.

Produtos como crédito, câmbio, cobrança, financiamentos, entre outros, são produtos e serviços que estão no portfólio de instituições financeiras e que podem ser ofertados por essas empresas, quando contratadas, representadas tanto por fintechs quanto por estabelecimentos comerciais físicos, como casas lotéricas, concessionárias de veículos ou redes varejistas.

Segundo a definição do Banco Central do Brasil (Bacen), o correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Bacen para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.

 

Identificando os correspondentes bancários

Para ser um correspondente bancário, a empresa precisa estar necessariamente vinculada a uma instituição financeira, de acordo com a resolução nº 3954/2011, do Banco Central do Brasil (Bacen) e regramentos complementares do Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa resolução também exige uma certificação para a atuação como CORBAN.

Na prática, quem autoriza e realiza as operações ofertadas e intermediadas pelo correspondente bancário é a instituição financeira que está por trás do CORBAN. Ela é responsável, inclusive, por verificar as credenciais legais e técnicas do correspondente e se ele cumpre os requisitos exigidos pelo Bacen.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Cada CORBAN deve informar a instituição financeira que autoriza os serviços realizados por ele. Por sua vez, o banco também precisa disponibilizar a lista de instituições que são seus correspondentes bancários. 
 

Os serviços prestados pelos correspondentes bancários incluem:

– Recepção e encaminhamento de pedidos de abertura de contas mantidas pela instituição;
– Recebimentos, pagamentos e transferências de recursos, ou seja, a movimentação dessas contas;
– Recebimentos e pagamentos mantidos pela instituição em convênio com terceiros (água, luz, telefone, etc);
– Execução de ordens de pagamento;
– Recepção e encaminhamento de operações de crédito;
– Recebimentos e pagamentos de letras de câmbio;
– Recepção e encaminhamento de propostas de cartões de crédito;
– Coleta de informações cadastrais e de documentação;
– Operações de câmbio como compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques de viagem, execução de ordens de pagamento ou propostas de operações de câmbio.
 

Abertura de contas, crédito e câmbio

No caso específico do Banco Topázio, já são 18 correspondentes atualmente autorizados a realizar essas operações. Estes podem ofertar os produtos operação ativa vinculada (OAV) – abertura de contas de depósito -, emissão de dívida (crédito) e câmbio. São empresas como Boleto Flex, Mercado Pago, Peak Invest, Meet Money, entre outras.

O que todas essas empresas têm em comum é que são fintechs que apresentam uma série de requisitos que lhes dão as condições para se tornar um correspondente bancário. Assim, a partir da demanda de seus clientes, podem recepcionar e encaminhar empréstimo pessoal, financiamento de bens e serviços (CDC), operações ativas vinculadas e  de câmbio efetuadas pelo Topázio.

A análise e aceitação da proposta de operação é realizada pelo Banco Topázio

A análise e aceitação da proposta de operação é realizada pelo Topázio, que também tem responsabilidade sobre todas as atividades exercidas pelo CORBAN. É justamente por isso que, ao receber comprovantes de operação, ou na discriminação mensal de serviços, o cliente vê o nome do Banco Topázio.

Atualmente, existem diversas empresas que atuam como correspondentes bancários buscando proporcionar que produtos e serviços ofertados pelos bancos tradicionais cheguem a um público maior e mais diversificado.

Gostou deste conteúdo? Confira também este post do blog do Banco Topázio que fala sobre o Bank as a Service (BaaS).

Deixe o seu comentário