Carregando

Conta PI: Como funciona a Conta de Pagamentos Instantâneos

Por banco-topazio | 20 de novembro de 2020

Entenda o que é a Conta PI, criada pelo Banco Central no contexto do Pix, voltada para instituições financeiras

 

 O lançamento oficial do Pix (Pagamentos Instantâneos) no Brasil ocorreu no dia 16 de novembro. E a implementação desse novo sistema de pagamentos instantâneos deve provocar mudanças significativas no mercado financeiro do país. Principalmente, trazendo mais agilidade, segurança e menores custos às transações, resultando em uma série de benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Isso porque as transações agora podem ser realizadas 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive aos feriados.

Como parte do ecossistema Pix, o Banco Central criou também a Conta de Pagamentos Instantâneos – Conta PI. Ambos foram instituídos por meio da Circular nº 4.027, publicada no dia 12 de junho.

 

Conta PI: o que é

A Conta PI é uma conta de titularidade de um participante direto do Pix mantida no Banco Central do Brasil para fins de transferências de fundos no âmbito do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Voltada para instituições financeiras e de pagamento, é justamente o que permitirá que as transações sejam feitas 24 horas por dia nos 7 dias da semana.

É importante destacar que trata-se de uma conta para exclusiva para esses participantes diretos. E tem como objetivo fazer o registro do saldo mantido no Banco Central para liquidar as operações instantâneas do Pix. Além de monitorar os mecanismos de provimento de liquidez.

 

Confira também outros posts que já publicamos sobre o Pix.

 

Quem pode ter a Conta PI

Podem criar Conta PI instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que participem de forma direta do Sistema de Pagamentos Instantâneos, como instituições financeiras e instituições de pagamento, incluindo fintechs. 

Também é voltada para câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação autorizados pelo Bacen a prestar serviço privado de intermediação de liquidez. 

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também, caso opte por participar do SPI, também pode criar uma Conta PI.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Mais sobre o Pix

Confira esse vídeo do Banco Central com um resumo do universo Pix.

Fique por dentro de tudo sobre o Pix aqui!

Deixe o seu comentário