Carregando

Câmbio Futuro: saiba como funciona e quais as vantagens dessa modalidade

Por banco-topazio | 18 de junho de 2021

Confira detalhes sobre o câmbio futuro e como funciona essa forma de liquidação

O câmbio futuro, assim como o câmbio pronto, é uma operação em moeda estrangeira. A principal diferença entre elas é a forma de liquidação, pois no caso do câmbio futuro ela leva mais de 2 dias, enquanto no câmbio pronto é de até 2 dias. O foco do câmbio futuro está voltado especificamente para empresas de importação, exportação e prestação de serviços. 

Câmbio Futuro saiba como funciona e quais as vantagens dessa modalidade_Banco Topázio

Por conta da influência da oscilação nas margens de custos e lucro dos produtos, por se tratarem de transações de grandes recursos é preciso ter maior previsibilidade do comportamento ou conhecimento dos riscos das moedas estrangeiras em relação à moeda local.

Diferenças entre câmbio futuro e câmbio pronto

Com o câmbio futuro é possível planejar as operações da empresa, garantindo o preço negociado no momento do fechamento. Ou seja, mesmo com a liquidação acontecendo após dois dias ou mais, a efetivação do câmbio ocorre com o valor da moeda no momento do fechamento. Uma das principais vantagens de operar com o câmbio futuro é evitar incertezas e oscilações de câmbio, o que permite melhor planejamento das operações em relação a custos e ganhos. 

Outra diferença importante entre eles é que, contratar o câmbio pronto possibilita que taxas de conversão mais competitivas sejam praticadas. Portanto, a empresa pode contratar a operação no momento mais conveniente, com liquidação em até dois dias.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

O câmbio pronto também possibilita o fluxo de caixa para pagamento de obrigações ou recebimentos do exterior. Para definir qual a melhor modalidade de operação cambial, é necessário analisar cada situação de compra e venda da empresa. E, dessa forma, compreender o que pode ser mais vantajoso em cada situação.

Continue acompanhando as publicações do blog para saber mais sobre câmbio! E, ainda, saiba mais sobre a nova regulamentação de câmbio!

> Nova regulamentação de câmbio: confira o status de tramitação

> Critérios para escolher o parceiro de câmbio da sua empresa

Deixe o seu comentário