Carregando

APIs x Open Finance: confira a relação entre a tecnologia e o sistema

Por banco-topazio | 16 de setembro de 2021

Entenda como as APIs e o Open Finance estão relacionados e porque isso é importante

O Open Finance ou “sistema financeiro aberto” está trazendo mudanças significativas para todos os agentes do sistema financeiro brasileiro. O objetivo da iniciativa, conforme o Banco Central do Brasil (BACEN), é garantir que com o compartilhamento de informações, o usuário possa encontrar as melhores soluções financeiras, gerando autonomia, poder de negociação, e maior diversidade no mercado. Mas qual a relação desse sistema com as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs)? 

As APIs funcionam como uma base de integração, ou seja, elas reúnem dados, sistemas e aparelhos nos setores voltados à TI. É a partir das APIs que as empresas privadas podem trabalhar com redes em sintonia de maneira mais eficiente. O objetivo da tecnologia é possibilitar, em outras palavras,  a troca de dados entre sistemas diferentes.

Na prática do mercado financeiro as integrações via API permitem a realização de diversas transações, como pagamentos, emissão de boletos e TEDs.

Relação APIs e Open Finance

O Open Finance tem APIs abertas, ou seja, é o uso da API que vai permitir o fluxo de troca de dados de clientes entre as instituições de forma ágil e segura, facilitando a integração. Em outras palavras, é justamente por conta do uso da tecnologia que a usabilidade do sistema será ainda mais intuitiva tanto para usuários, quanto para as instituições participantes.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Dessa forma, informações como os dados bancários dos clientes de aplicativos de pagamento, carteiras e bancos virtuais, que são privadas, poderão trafegar com segurança entre o sistema bancário habilitado a fornecer produtos e serviços e as empresas que os oferecem ao usuário final.

Portanto, essa “ponte” – a API – vai conectar as diversas aplicações atuantes do Open Finance. Leia mais sobre o Open Finance e os impactos desse sistema no mercado financeiro brasileiro:

> Novo nome: por que o Open Banking será chamado de Open Finance

> Open Finance: como o Topázio está se preparando

> Open Banking: o que muda com a regulamentação

Deixe o seu comentário