Nos dias de hoje, estar presente nas redes sociais a partir de uma estratégia de marketing digital é cada vez mais necessário. Utilizar esse novo espaço é uma forma de fidelizar público e aproximar novos consumidores da sua marca. Por isso, é importante a empresa possuir um plano de marketing digital e utiliza-lo como aliado do seu negócio.
Quando falamos em marketing digital, nos referimos a presença da empresa no mundo virtual e como ela utiliza esse meio para se promover. Os benefícios são vários, como o aumento da credibilidade da marca, garantir espaço de concorrência junto a pequenas e grandes empresas e outros. Para alcançar o êxito é importante possuir um entendimento sobre seus objetivos dentro das redes, definir seu público alvo, planejar meios para gerar engajamento com o consumidor e encontrar a melhor ferramenta online para isso.
Antes de qualquer coisa, você precisa definir com quem você vai se comunicar nas plataformas. Isso vai ajudar a saber para quem e quais estratégias você vai criar para as redes sociais do seu negócio e, consequentemente, como vai agradar e conquistar seu cliente, quais as melhores ações que podem ser interessantes e como personalizar seu conteúdo.
Para saber como definir, leia mais aqui.
Além do site da empresa, existem diversas plataformas que ajudam você estar mais presente no universo digital. Após definir seu público-alvo, o segundo passo é decidir qual local é melhor para alcançar esse cliente. Para isso, é importante saber as características de cada rede social para descobrir qual estará de acordo com seus objetivos.
Facebook: É considerada a maior rede social do mundo. Ela é uma aliada perfeita para aplicar o marketing digital devido a sua facilidade de gerar conteúdo, tanto para interagir com pessoas ou outras empresas. Além disso, ela possibilita você a criar grupos com seus clientes, engajar seu público com fotos, vídeos ou lives, criar páginas de eventos e criar anúncios segmentados para pessoas que tenham interesse ou podem se interessar pelo seu conteúdo.
Instagram: No começo, o Instagram era voltado para publicação de fotos, mas hoje ela é muito mais que isso. Muitas empresas utilizam essa ferramenta para relacionamento com os clientes, anúncios pagos e também investem em parcerias com influenciadores, para aumentar o alcance da sua marca. Além disso, ela permite a publicação de stories (fotos ou vídeos de curta duração que ficam disponíveis por 24 horas) e IGTV (para publicar vídeos de longa duração). Essa plataforma é ideal para humanizar a imagem da empresa.
Linkedin: O LinkedIn é uma rede social corporativa. Ela pode ser usada como uma vitrine das suas conquistas profissionais como metas e prêmios, além de possibilitar que você conheça profissionais que podem agregar à sua empresa, trocar experiências com outros profissionais e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
Cada rede social possui um objetivo, agora cabe a você definir qual é a melhor para seu negócio.
Para saber sobre outras ferramentas e se aprofundar no assunto, acesse esse link.
LEIA: Redes Sociais – a melhor vitrine para seu negócio
Explore as possibilidades de cada plataforma, planeje os seus conteúdos com base no que você deseja dizer para o cliente. Defina o que vai ser publicado, quando, como, o que será preciso fazer para tornar realidade seus objetivos, quanto vai custar e quem será responsável por isso. Também é importante possuir um cronograma para manter a periodicidade das postagens para o engajamento com os usuários.
Produza conteúdo de relevância. Existem milhares de páginas nas redes sociais, por isso, crie aquilo que faça você se diferenciar dos outros. O que você tem que os outros não têm? Explore isso para atrair mais gente para consumir sua marca. Tenha um bom relacionamento com seus clientes e assim terá uma boa reputação.
O mundo digital muda constantemente. Então, é importante você se manter atualizado e continuar estudando dicas de marketing digital para pequenas empresas. Um bom exemplo são as métricas de engajamento, dias e melhores horários para publicações.
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Com essas dicas você já pode pôr em prática o marketing digital e fazer sua empresa crescer. O mundo virtual pode ser um poderoso aliado para o seu negócio!
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