Carregando

Programa Meu Bolso em Dia: iniciativa deve impulsionar projetos de educação financeira

Por banco-topazio | 10 de fevereiro de 2021

Conheça o Programa de Aceleração Meu Bolso em Dia, lançado pelo BACEN e pela Febraban e saiba como ocorrerá e quem pode participar

 

O Banco Central do Brasil e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lançaram o Programa Meu Bolso em Dia. A iniciativa, com investimento de R$ 1 milhão, deve impulsionar a princípio até 20 projetos de educação financeira no Brasil. 

 

A partir de diversas etapas de mentorias e workshops, a iniciativa pretende, sobretudo, incentivar as empresas que tenham projetos com alto potencial de ganho de escala e auto sustentabilidade. Além disso, que visem o desenvolvimento de soluções inovadoras, inclusivas e sem custo adicional para o usuário final.

 

Nesse sentido, os projetos de educação financeira que se candidatarem, devem contribuir para  a formação de poupança; a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar e a compreensão e o uso consciente de produtos e serviços financeiros, incluindo crédito.

 

O Programa é parte da plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban, que tem o objetivo de levar educação financeira para todos os brasileiros.

 

Objetivo e foco do projeto

 

A intenção do Programa Meu Bolso em Dia é alavancar projetos de educação financeira que tenham impacto social, seja pelo alcance ou pelas transformações culturais que podem gerar.

 

O foco é na aceleração de Mínimo Produto Viável (MVPs) de sucesso ou projetos em estágio de escalabilidade. 

 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

 

Quem pode participar e como ocorrerá o programa

 

Podem participar do Programa Meu Bolso em Dia: pequenas e médias empresas (PMEs), organizações não -governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), constituídas no Brasil.

 

O edital foi publicado em dezembro e, atualmente, as inscrições já foram encerradas. A lista com os 20 projetos selecionados deve ser divulgada no dia 15 de março. Além disso, conforme o cronograma da iniciativa,  os trabalhos devem seguir até 2022.

 

O programa foi dividido em três etapas: validação e sinergia (de abril a junho de 2021); plano de impacto (junho a julho de 2021). E escalabilidade, que foi dividida em duas partes (de julho a setembro de 2021 e de setembro de 2021 a julho de 2022).

 

Todos os escolhidos serão alavancados, posteriormente, com um projeto de aceleração e mentoria. Os 5 finalistas poderão receber investimentos para o desenvolvimento e escalabilidade da solução. Assim como será também reconhecido pela Febraban e pela Comissão Julgadora o melhor projeto do programa.

 

Confira também o vídeo da apresentação do Programa Meu Bolso em Dia, transmitido pelo canal da Febraban no Youtube. Em seguida veja cinco dicas de cursos online que separamos para quem administra um pequeno negócio.

 

Deixe o seu comentário