Carregando

Gestão financeira: o que você precisa saber para começar

Por banco-topazio | 9 de novembro de 2020

O que é gestão financeira, porque ela é importante para os negócios, por onde começar e dicas para qualificar o processo

A gestão financeira pode não ser uma tarefa fácil para pequenas ou microempresas. Em geral, muitos empreendedores costumam controlar o fluxo de caixa, extrato mensal, pagamentos e fornecedores. Porém, gestão financeira é mais do que controlar o caixa da empresa. Envolve análise, comparação, planejamento e projeção. A gestão financeira eficaz possibilita tomar decisões mais qualificadas, prever e evitar riscos. Além disso, pode ser um eficiente caminho para quem pensa em expandir e obter melhores resultados.

Porque a gestão financeira é importante

No Brasil, 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade. É o que diz um levantamento feito pelo IBGE publicado em 2019 e divulgado pela Revista Veja. Além disso, nos últimos quatro anos, o número de empresas fechadas tem sido maior do que o número de novas empresas abertas. 

Entre os fatores que contribuem para isso, estão a política e a economia brasileira, além da falta de gestão financeira por parte dos empresários. Diante disso, se antecipar aos fatos, buscar informações e persistir nos objetivos são comportamentos que auxiliam os empreendedores a atingirem o sucesso. 

Mas o que é gestão?

A gestão pode ser entendida como o caminho para a obtenção de resultados. E, quando realizada de forma estratégica e sistêmica, faz com que empresas atinjam suas metas de forma mais eficiente. Esse é conceito defendido pela 4CINCO, consultoria especializada em gestão, em recente publicação sobre o tema. O material completo pode ser acessado aqui.

De acordo com a consultoria, uma boa gestão garante que o empresário tenha controle sobre a direção que está seguindo, além de antecipar e resolver problemas, otimizar a operação, ter domínio sobre as ações e tomar melhores decisões. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Gestão financeira: como começar?

A gestão financeira deve iniciar com a definição de um plano de contas da empresa, que deve ser construído de acordo com a estratégia de cada negócio. 

O plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Aqui tem um passo a passo de como estruturar um plano de contas.

Após a estruturação do plano de contas, é possível fazer o orçamento da empresa, com a projeção de receitas e despesas. Na prática, isso significa definir os limites de custos e despesas, além de antecipar quanto a empresa planeja faturar no próximo ano. Por fim, é importante que sempre se considere cenários nesta etapa, para resultados pessimistas, realistas ou otimistas. Assim, o empresário poderá assegurar uma adaptação ao faturamento que será atingido de fato. 

Interpretando os números

Além de registrar, é  preciso saber interpretar os números de forma interligada, considerando os dados pelo viés comparativo. Ou seja: avaliar resultados de anos e meses anteriores, por exemplo. Fazer perguntas, tentar criar padrões que poderão ajudar a entender melhor o comportamento do negócio. Essa abordagem permite que o gestor saiba exatamente se a organização tem bom faturamento, se de fato está gerando lucro, se há falhas na operação ou na estratégia de custos. 

Para acompanhar os números, é fundamental definir e criar uma regra que padronize a análise dos indicadores. Ou seja: lucro líquido, lucro bruto, faturamento e EBITDA, entre outros. Neste post aqui, nós explicamos melhor cada um deles e como calcular.

Em resumo, a gestão financeira é um processo que envolve análise, comparação, planejamento e projeção. Ela é importante pois possibilita tomar decisões mais qualificadas, prever e evitar riscos. Para começar a aplicar no seu negócio, o primeiro passo é fazer o plano de contas da empresa. Depois, é preciso sempre acompanhar e interpretar números, utilizando o viés comparativo. E fique atento aos indicadores financeiros para registrar e analisar os resultados de maneira padronizada.

Dicas para melhorar a gestão financeira

Neste vídeo publicado no canal do Sebrae no YouTube, Thiago Nigro – fundador do canal Primo Rico, que ensina milhares de pessoas sobre educação financeira e investimentos,  dá 10 dicas para melhorar a gestão financeira dos negócios. Confira:

Gestão financeira é um tema recorrente aqui no Blog Mais Negócio. Confira outros conteúdos!

Gestão financeira aplicada a pequenos negócios

Cinco apps para gestão financeira nas empresas

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): como calcular

 

Deixe o seu comentário