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Gestão financeira aplicada para pequenos negócios

Por banco-topazio | 27 de abril de 2020

Reduzir custos e aumentar os lucros é o que todo o empreendedor e gestor de negócios deseja. O caminho para encontrar esse resultado é implantando uma gestão financeira eficiente para a sua empresa. Sabemos o quanto é difícil e desafiador estar à frente de um negócio e ainda administrar o fluxo de caixa organizando cobranças, pagamentos de fornecedores, colaboradores, contas fixas e variáveis.

Em muitos casos, a ausência dessa gestão faz com que o dono do negócio arque com despesas desnecessárias ou, até mesmo, pagando em duplicidade. Também ocorrem esquecimento e perda de prazos, gerando pagamento de multa e desperdício de recursos.

Calma, essa organização pode ser mais fácil do que você imagina. Só é preciso atenção, cuidado e disciplina. Além disso, o próprio empreendedor tem condições para que essa gestão financeira tenha sucesso – ou, pode optar pela contratação de um profissional especializado no assunto.

Fluxo financeiro na prática

A primeira coisa a ser feita é escolher a ferramenta que mais facilita, isso significa que até uma planilha em Excel poderá ser bem-sucedida. Também há aplicativos gratuitos que disponibilizam suas versões para computador e ou ferramentas como as fornecidas por instituições como o Sebrae. 


Acompanhe abaixo algumas opções para tornar a sua gestão financeira mais facilitada:

 

– Escolhendo o Excel

Para quem gosta de simplificar, o “bom e velho” Excel é uma ótima alternativa para controlar as despesas de um negócio. Principalmente se houver um fluxo menor de contas a pagar e a receber. 

É importante abastecer a planilha à medida que há movimentação no caixa para que não aja esquecimento posteriormente. Ou a sua gestão ficará comprometida. Divida os gastos fixos, variáveis por cores. Assim como pagamentos. E vá modificando à medida que sentir necessidade.

Confira neste link um modelo de planilha de planejamento financeiro e baixe para experimentar.

– Escolhendo ferramentas do Sebrae

O Sebrae preza muito a orientação passada aos empreendedores e, inclusive, oferece cursos e mentorias na área financeira contribuindo significativamente para o crescimento de pequenos e médios negócios. É preciso acessar este link e solicitar a consultoria. 

No Portal Sebrae é possível baixar uma planilha de fluxo de caixa específica para o pagamento de fornecedores, mas, além de possibilitar incluir as demais despesas, também há outras opções em que solucionarão a gestão financeira da empresa.

– Escolhendo aplicativos

Na internet há várias opções gratuitas, basta escolher a mais atrativa. Nós já fizemos um post com dicas de apps para gestão financeira. Confira aqui.


Ainda assim, selecionamos mais alguns abaixo: 

 

– Conta Azul [acesse aqui]

Com vários planos que atendem micro, pequenas e médias empresas, além dos autônomos, o app é bem conhecido no mercado. Os valores dependem do porte da empresa e das funções escolhidas. Com planos mensais a partir de R$ 89,90, é possível emitir boletos, nota fiscal, fluxo de caixa e outras rotinas administrativas.

– Quickbooks [acesse aqui]

O app possui três tipos de planos (empresarial, profissional e Mei) com valores mensais entre R$ 49,00 a R$ 129,00. A ferramenta disponibiliza testes grátis por sete ou 30 dias, conforme o tipo de plano escolhido. 

Na opção mais completa, o empreendedor tem direito a gestão de contas bancárias e cartões de crédito, controla contas a pagar e a receber, armazena recibos e comprovantes, gera relatórios em ainda, pode acompanhar o orçamento com comparações entre o previsto e o realizado. Na questão dos colaboradores, é possível controlar estoque e horas de trabalho. 

– Controlle [acesse aqui

Simples e prático, o sistema de gestão empresarial é focado para o microempreendedor. Entre as funções estão contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais. Outra função bem interessante, é uma área para metas e criação de propostas gerenciais. 

O empreendedor pode optar entre quatro opções de planos, com valores que variam de R$ 59,00 a R$ 199,00. Atenção para o pagamento anual que há desconto.

– Bling [acesse aqui

Uma das melhores alternativas para quem atua com e-commerce pois disponibiliza a integração com a loja física e virtual, Mercado Livre e Marketplaces. Outro diferencial é a disponibilidade de integrar com o sistema do Correios. São 4 tipos de planos de adesão que variam entre R$ 25,00 e R$ 100,00 por mês.

– EGestor [acesse aqui

Totalmente online, funciona na nuvem não havendo a necessidade de instalação de um software. Compatível com vários tipos de negócios, como Pet Shop, Distribuidora, Tabacaria, Barbearia, entre outros pequenos negócios. A plataforma oferece 15 dias gratuito para testes.  

Definitivamente, opções não faltam. Entre todas as mencionadas acima, ainda é possível optar por gerenciadores (há versões gratuitas) que também fazem a gestão de outros itens indispensáveis para um negócio, como estoque e emissão de nota fiscal. Acompanhe o nosso blog que traremos mais sobre esse assunto.

Acompanhe aqui mais conteúdos sobre finanças do blog Mais Negócio.

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