Carregando

Cultura orçamentária: o que é e quais são os benefícios para sua empresa

Por banco-topazio | 6 de dezembro de 2019

Compartilhar o planejamento financeiro com toda a organização é essencial para gerar transparência no seu negócio

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas fecham as portas em até cinco anos após sua criação. Dentre os principais motivos que levam à falência das organizações recém inauguradas, estão a má gestão financeira e a falta de planejamento orçamentário. Não é fácil manter um negócio e, para gerir bem uma empresa, é necessário que o gestor crie um mapa para guiar suas operações e, antes de cada despesa ou investimento, tenha a certeza de que conseguirá arcar com elas ou que o gasto terá um retorno positivo. 

Para ter sucesso, é preciso administrar seu negócio corretamente, e ter uma cultura orçamentária como resultado de uma gestão bem organizada é indispensável para manter a saúde financeira em dia. Alinhar os objetivos e metas da companhia com todos os agentes que fazem parte da organização é primordial para o andamento das operações e o crescimento da empresa. Neste artigo, vamos explicar o que é e como a cultura orçamentária pode ajudar seu negócio.

 

O que é a cultura orçamentária?

 

De forma geral, a cultura orçamentária diz respeito a planejar, compartilhar e praticar o orçamento previsto para a sua empresa. O conceito, todavia, é bem mais abrangente do que apenas restringir estas estratégias ao departamento financeiro ou a cargos de chefia.

A cultura orçamentária visa a estabelecer o foco e o cumprimento dos objetivos e metas financeiras e econômicas com todas as áreas e servir de embasamento para tomadas de decisão, planejamento e saúde dos negócios. Além disso, um orçamento empresarial prioriza a utilização de dados e indicadores de desempenho entre as equipes, colaborando, assim, para o alcance de melhores resultados.

 

Vantagens para sua empresa 

Agora que você já sabe o que é e para que a cultura orçamentária é necessária na sua empresa, vamos elencar as principais vantagens de contar com uma. Confira:

Tornar as lideranças propagadoras 🗣

O planejamento financeiro de uma empresa é uma das primeiras ações realizadas pelos gestores. Mas, na maioria dos casos, estas metas ficam restritas apenas a um pequeno grupo de lideranças, e os demais colaboradores seguem suas funções sem saber quais foram os objetivos econômicos traçados pela organização nem como os administradores da empresa pretendem alcançá-los.

Em empresas com uma cultura orçamentária consolidada, isso dificilmente acontece. Os líderes tornam-se não apenas criadores do planejamento, mas também propagadores das informações entre os demais setores da companhia. Qual é o benefício desta atitude? Uma maior proximidade das lideranças com o time e, logo, um trabalho em equipe mais integrado. Com todos os envolvidos recebendo as mesmas informações e os líderes sendo responsáveis pela propagação da cultura de forma linear, é possível que todos unam seus esforços para chegar a um objetivo comum, participando do crescimento da empresa.

 

Engajar colaboradores nas metas 🎯

Com as lideranças propagando a cultura orçamentária por toda a companhia, a empresa ganha com o engajamento dos seus colaboradores. Tomando conhecimento das reais metas e planejamentos, as equipes se sentem mais integradas e responsáveis pelo cumprimento dos objetivos.

 

Foco nos indicadores de desempenho 📊

A cultura orçamentária é uma das principais ações que faz com que a empresa tenha um maior foco no cumprimento dos indicadores de desempenho. A principal causa disto é que os colaboradores realmente se sentem parte da empresa. Organizações que trabalham de forma mais colaborativa, sem departamentos individualizados e onde cada um executa sua função sabendo da importância dela para todo o processo tornam as ações mais produtivas e o desempenho mais satisfatório. E o melhor é que com o mapa financeiro que permite projetar as atividades dentro do orçamento previsto, todos os demais ações serão realizadas sem sustos e com foco no que importa: alavancar os negócios.

 

Agilidade na tomada de decisão ⏱

Com todos os agentes trabalhando com mais foco nas metas e objetivos dentro da cultura orçamentária das organização, os gestores, por sua vez, têm insumos e visão ampla o suficiente para serem mais ágeis nas suas decisões. Isso porque, com um plano desenhado, é possível se adaptar ou mudar as estratégias de acordo com os riscos que se apresentam, sejam eles internas ou externas.

Quanto mais alinhado seu orçamento está com o seu propósito, mais fácil ficará de alcançá-lo. A cultura financeira permite muitas projeções e previsões em longo prazo e orienta o gestor a seguir o melhor caminho, onde investir e o que mudar para alcançar o sucesso.

Se você ficou interessado em praticar a cultura orçamentária na sua companhia, saiba que será preciso investir em uma mudança de comportamento e treinamentos da sua equipe. É um processo que exige tempo e investimento, mas que trará mais chances de sucesso e boa saúde financeira para sua empresa.

Deixe o seu comentário