Carregando

Cinco apps para gestão financeira de empresas

Por banco-topazio | 16 de março de 2020

Conheça apps gratuitos que facilitam o controle de caixa de pequenas e médias empresas

Os aplicativos para smartphone já fazem parte do dia-dia das pessoas e estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas também. Diversos apps vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de facilitar a gestão das finanças dos negócios. Essas ferramentas concentram dados como despesas e receitas, gerando relatórios e gráficos, que contribuem para a análise da saúde financeira e do controle de caixa – tornando-se aliados no processo de gestão empresarial.

Desenvolvidos para facilitar a vida do usuário, os programas de computador também podem servir para manter organizados dados como cadastro de clientes, contas a pagar e volume de vendas. Para utilizar as ferramentas, basta acessar as lojas online de aplicativos do smartphone ou tablet e fazer o download. Alguns aplicativos também estão disponíveis para uso no seu computador ou notebook.

Testamos algumas das plataformas mais usadas e detalhamos as funcionalidades que cada uma oferece.

Meu Negócio em Dia

Desenvolvido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), esse aplicativo simples ajuda as empresas na organização direta do setor financeiro. Só é preciso inserir cada nova entrada ou saída de recursos no aplicativo. Com a ferramenta, é possível analisar as receitas e despesas a partir da geração automática de gráficos. Os relatórios são mensais e bastante didáticos, apresentando os números por categorias, como aluguel, vendas e aplicação financeira. Outro recurso é a possibilidade de registrar as vendas via cartão de crédito, além de considerar o número de parcelas.

Confira um vídeo com mais detalhes sobre o app:

Para baixar o app, é só clicar em um dos ícones abaixo:

   

 

QIPU

Lançado pelo Sebrae nacional em parceria com a Buscapé Company, o software é dividido em três grandes funcionalidades: ajuda para abrir uma empresa, contabilidade online e gerenciamento de clientes e de lançamentos. É ideal para microempresas e empresas de pequeno porte. O aplicativo oferece uma ampla gama de serviços gratuitos, como o controle do fluxo de caixa, o cadastramento de clientes e de outros contatos e também a análise de gráficos. É possível ainda criar lembretes e alertas em um calendário online de compromissos e gerar notas fiscais eletrônicas. Já as funções de abertura de empresas e de contabilidade são pagas.

Veja como usar

Para baixar o app, é só clicar em um dos ícones abaixo:

   

Calculadora financeira

Esse aplicativo é ideal para ter na tela inicial do smartphone. Ferramenta prática para fazer cálculos de juros, descontos e financiamentos, o app possibilita fazer operações de juros simples e compostos, descontos simples e compostos, descontos comerciais e racionais, montante e financiamento. Para cada operação, é possível escolher o período mensal ou anual, além de ter acesso a ferramentas internas de ajuda e resposta a dúvidas.

Existem diversos apps com esse mesmo nome, mas esta versão é bem simples e fácil de usar. Baixe aqui.

 

Leia também: Cursos online: cinco dicas para quem administra um pequeno negócio

 

Quick Books ZeroPaper

Apesar de simples, o ZeroPaper inclui diversas funcionalidades. Além do fluxo de caixa e das contas a pagar e a receber, o aplicativo possibilita gerenciar as contas da empresa presentes em qualquer banco e a manter lista de clientes e fornecedores. A análise de relatórios e de despesas comerciais também está disponível, assim como o armazenamento de comprovantes no próprio aplicativo. Um dos diferenciais em relação a outros apps são as dicas geradas com base nos seus dados financeiros para otimizar o orçamento. O ZeroPaper oferece teste grátis nos primeiros 7 dias.

Para baixar o app, é só clicar em um dos ícones abaixo:

   

Vendas – Contaazul

Se você quer um controle focado apenas nas vendas, este é o software certo. A ferramenta permite, por exemplo, o cadastramento de clientes e o registro de cada pagamento feito ou em atraso. Outras funcionalidades são o controle do estoque e o acompanhamento periódico da evolução das vendas.

Nesta playlist você encontra diversos vídeos que funcionam como um guia para empresas de serviços utilizarem a plataforma.

Para baixar o app, é só clicar em um dos ícones abaixo:

   

 

E você, já testou algum desses apps? Cada vez mais, a tecnologia vem para auxiliar a administração de empresas. Para ver os resultados é preciso dar o primeiro passo e começar a colocar em prática as decisões tomadas. Analise quais são mais os mais importantes para a gestão da sua empresa e comece uma rotina de uso desses recursos diariamente durante o expediente. Aos poucos, a disciplina financeira vai sendo incorporada ao hábito.

 

 

Deixe o seu comentário