Carregando

Antecipação de recebíveis: dinheiro adiantado para aumentar o giro de caixa

Por banco-topazio | 28 de fevereiro de 2020

Operação de crédito diferente do empréstimo, a antecipação de recebíveis é um recurso para ajustar o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas

Fatores como a sazonalidade, aumento nas vendas e compromissos pontuais podem se tornar grandes problemas para o giro de caixa da empresa. Planejamento e gestão para encontrar a solução mais adequada são primordiais nesses casos. Um recurso simples e que vem se tornando cada vez mais acessível para pequenas e médias empresas é a antecipação de recebíveis – que pode fazer a diferença na hora de ajustar o balanço de receitas e despesas.

A antecipação de recebíveis permite que a empresa antecipe os seus recebimentos, como vendas a prazo, por exemplo. Trata-se de uma operação de crédito, realizada com duplicatas, cheques pré-datados ou cartões de crédito, na qual o dinheiro movimentado é recurso próprio da empresa. Assim, o dinheiro é adiantado e pode ser embolsado em prazos muito curtos.

A alternativa é adequada para uso pontuais, em momentos nos quais o negócio demanda um maior fluxo de caixa, na medida em que soma recursos líquidos ao setor financeiro de forma imediata. Por isso, para utilizar o recurso é preciso que, antes, o administrador tenha ciência completa da saúde financeira do negócio. O planejamento, fundamentado nos dados financeiros, é essencial para que a antecipação não acabe virando uma bola de neve.

Confira: 5 Dicas de Planejamento Financeiro para seu Negócio

Utilizada com sabedoria, a antecipação de recebíveis possibilita diversas vantagens para as finanças do negócio:

Agilidade

A antecipação de recebíveis costuma envolver menos processos burocráticos, tornando a solução uma operação simples de ser realizada. Geralmente, as análises de crédito são rápidas e o recurso é depositado na conta em pouco tempo.

Recurso próprio

Uma das grandes vantagens é a utilização do dinheiro próprio da empresa na operação. Com a antecipação, o que ocorre é o recebimento imediato de um capital que já está previsto para entrar no caixa da empresa, portanto não há empréstimos nem dívidas.

Taxas menores

Por movimentar recurso próprio, a antecipação é uma linha de crédito diferente do empréstimo. Desta forma, costuma ter taxas mais atraentes para o negócio. Além disso, ao antecipar uma verba para pagar fornecedores, por exemplo, o administrador quita também eventuais juros e correções de dívidas existentes.

Solução para imprevistos
É uma solução rápida para ajustar o fluxo de caixa, caso as vendas da empresa sejam atingidas por fatores externos, desde imprevistos negativos, quando há perda de estoque, até um aumento na demanda oportunizado por alguma sazonalidade, o que acarreta mais verba para repor a produção.

Leia também: crédito para sua empresa: saiba como escolher

Agora que você já conhece o recurso, quando for necessário ajustar o fluxo de caixa do seu negócio, avalie se é possível utilizar a antecipação de recebíveis. Pode ser uma alternativa para dar um fôlego para sua empresa, antecipando recursos que você já irá receber, de maneira ágil, com taxas menores e solucionar imprevistos do dia-a-dia.

Deixe o seu comentário