Carregando

Instagram Business: como impulsionar seu negócio com conteúdo de qualidade

Por banco-topazio | 9 de outubro de 2020

O instagram business é a rede de compartilhamento de imagens e vídeos que oferece ferramentas que impulsionam a divulgação das empresas. 

O Instagram, rede social criada em 2010, deixou de ser apenas um aplicativo para compartilhamento de fotos e vídeos, com filtros e priorização de conteúdos visuais, para ser uma rede social completa e multifacetada.

Atualmente, a ferramenta, pertencente ao Facebook, tem mais de um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de anunciantes no mundo inteiro, segundo dados da empresa, tornando o Instagram extremamente vantajoso para fazer negócios. De acordo com a empresa, 60% de seu público descobrem novos produtos por meio da plataforma; outros 73% acompanham marcas; e o Instagram também ajuda na decisão do que comprar para 83% dos usuários da rede social.

Para impulsionar esses números, o app passou a contar, ao longo do tempo, com uma série de recursos complementares, como os stories, o IGTV, o Instagram Shopping, o Reels e uma versão “business” do aplicativo. Além disso, recursos originais do próprio aplicativo, como a “bio” e o uso de hashtags são itens que dão força à disseminação de informações por si só. Confira, abaixo, alguns recursos:

Instagram Business

Voltada às empresas, a versão “business” do aplicativo permite, além de divulgar informações como descrição do negócio, telefone, endereço, métricas como a medição de alcance e engajamento das postagens, assim como o volume de interações e impressões de cada post.  Também é possível traçar o perfil e comportamento dos seguidores da conta, e promover publicações e vender produtos.

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Para utilizar o IG Business, além de já ter uma conta pessoal no Instagram (siga as instruções para criar uma aqui), é necessário já possuir uma página da empresa no Facebook, e seguir os seguintes passos:

– No perfil de configurações do Instagram, selecione “alternar para perfil comercial”. Para isso, a conta pessoal do Instagram precisa estar definida como pública.

– Escolha a página do Facebook que deve ser associada ao perfil.

– Clique no botão “editar perfil” e procure por “opções de contato”. Lá, você pode deixar disponível suas informações para contato, ou um “botão de ação”, que conecta seu perfil aos serviços online que você já utiliza, como e-commerce, whatsapp ou outro.

Verifique se as informações de contato estão corretas e clique em “concluído”

Apresentação na Bio

A bio (abreviação para “biografia”) é seu “cartão de visitas” do Instagram. Em um espaço de 150 caracteres, você explica sua marca e o que você oferece. É possível utilizar emojis, chamar para promoções e, a grande vantagem, colocar o link de sua empresa ou ação que está realizando. O básico para perfis institucionais inclui itens como o nome da empresa, seu ramo de atuação, a descrição do negócio, prêmios recebidos, hashtags (veja abaixo) informações como telefone, e-mail e endereço físico. Você pode encontrar mais dicas para aproveitar ao máximo este espaço neste link.

Hashtags

Outro recurso básico do Instagram é o uso das hashtags. O símbolo # seguido de palavras relacionadas à postagem que você quer divulgar classifica e concentra o seu conteúdo e o apresenta para pessoas que fazem buscas no Instagram com as palavras que você utilizou. O Instagram permite que você use até 30 hashtags por postagem. Você pode escrever palavras mais genéricas, como #ecommerce #startup #vendas, ou mesmo uma hashtag do seu próprio negócio ou segmento, além de palavras regionais, se o seu negócio estiver mais concentrado em uma região específica.

IG Business

O stories é um recurso muito usado no Instagram Business

 

Stories

Outro recurso muito popular do Instagram, os stories, que visa a melhorar a interação com outros usuários, permite criar fotos e vídeos de 15 segundos que expiram depois de 24h dos bastidores de sua empresa, novidades, promoções, com materiais de apoio como música, figurinhas animadas, enquetes, datas e outros. As pessoas reagem pelo inbox do aplicativo e um canal de comunicação direto com o público pode se estabelecer a partir dali. A depender do público que você quer alcançar, uma parte dos consumidores prefere consumir conteúdo nos stories; outros materiais podem obter mais credibilidade sendo postados no feed.

IGTV

É a plataforma de vídeo do Instagram, que permite subir vídeos ou fazer transmissões ao vivo de até uma hora. O IGTV funciona em uma ferramenta própria, que pode ser acessada em um aplicativo próprio ou por meio do próprio Instagram. Neste link, você encontra um passo a passo para usar o IGTV e dicas de utilização para os negócios. Um dos segmentos que mais utiliza a ferramenta é o de produtos de beleza, como maquiagem e cuidados com a pele, que encontra ali o veículo ideal para apresentar produtos e ensinar o consumidor a utilizá-los. 

IG Shopping

É uma ferramenta que permite realizar vendas pelo próprio aplicativo. Para acessar a loja, o consumidor clica em um ícone de “sacola” no feed da página. Lá, é possível inserir os produtos à venda com o preço correspondente. Com esse recurso, não é mais preciso utilizar o link da bio para direcionar ao site. Aqui você encontra os passos necessários para configurar sua loja.

Instagram Ads

No Instagram, também é possível criar anúncios. Os Instagram Ads podem ser feitos no formato de carrossel de fotos, podem ser direcionados para campanhas no facebook ou ter o padrão de post patrocinado, com configurações específicas de alcance. Igualmente, é possível definir o público-alvo do anúncio, delimitando por idade, localização, gênero, entre outros recortes, além de direcionar o acesso do consumidor seja ao perfil da empresa no instagram, às mensagens de diretas ou ao site ou e-commerce da empresa.

Reels

O Instagram Reels é um novo recurso da rede social, lançado no início de agosto, para concorrer diretamente com o Tik Tok, aplicativo que faz bastante sucesso. No Reels, é possível criar vídeos breves utilizando efeitos de vídeo e áudio, como dublagens. Os vídeos podem ser compartilhados no Feed e nos Stores do Instagram, e também na seção Explorar, que podem conseguir um alcance ainda maior. Para ter mais informações sobre a ferramenta e saber como usá-la para sua marca, o Instagram preparou um breve guia sobre o Reels para o IG Business. 

Capriche no conteúdo

Embora, depois da aquisição pelo Facebook, o Instagram tenha evoluído de um aplicativo de fotos para uma ferramenta muito mais abrangente e versátil, a parte visual ainda é um dos aspectos mais importantes dessa rede.

Mostrar diferentes mídias de seus produtos, de consumidores que o utilizam e de influenciadores digitais que podem ajudar a disseminar sua marca, produtos e serviços, tudo com uma produção bem cuidada e bonita, pode representar uma ajuda importante para seu negócio.

Nesse sentido, não é mais suficiente apenas postar imagens: é necessário engajar o público, fornecer conteúdos e informações adicionais, relacionadas ao produto ou ao seu nicho. Isso proporciona uma experiência mais completa ao consumidor.

Para isso, é fundamental conhecer seu cliente, o que ele busca, o que valoriza e aprecia, qual é seu perfil de consumo e comportamento e criar o conteúdo a partir da combinação desses elementos com os produtos de sua empresa.

 

Gostou de nossas dicas? Confira também esse post sobre como utilizar o WhatsApp Business.

Deixe o seu comentário