Carregando

Criar um site é simples, rápido e pode ajudar o seu negócio

Por banco-topazio | 15 de outubro de 2020

O site é um local de divulgação de informações para sua empresa e ajuda na concorrência, na captação de clientes e no marketing digital. 

O uso da internet é fundamental para que empresas não só se comuniquem, mas também divulguem sua marca e os produtos e serviços que oferecem.

Criar um site empresarial é uma das iniciativas mais importantes para ser encontrado por consumidores em potencial e cultivar o relacionamento com clientes já estabelecidos.

 Um site também pode servir como um “porto seguro” de informações, indo além de possíveis limitações e especificidades das redes sociais. Uma página bem estruturada passa credibilidade ao consumidor e possibilita o aumento das vendas. Abaixo, você encontra algumas dicas para criar um site: 

É preciso planejar

Planejar um site com forma e conteúdo adequados para o seu modelo de negócio, inserir meios de contato efetivos e com ferramentas que funcionam, ter mecanismos de medição de visitas e engajamento do público, e integrá-lo às suas redes sociais e apps de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, entre outros itens, podem fazer toda a diferença e tornar seu endereço na internet um lugar dinâmico e, principalmente, visitado.

A importância do domínio de um site

O domínio é o nome que o usuário digita no navegador para acessar sites na internet. Para criar um endereço de sua empresa, é preciso verificar se este domínio está disponível. Para sites com final .br é possível utilizar o site registro.br para verificar se a palavra ou combinação de palavras está disponível. 

Em seguida, é necessário fazer um cadastro, com dados como nome, e-mail, telefone e endereço. Para empresas, é preciso fornecer o CNPJ. Para outros tipos de domínio, como org.br, edu.br ou outros, podem ser exigidos documentos que comprovem a natureza de seu empreendimento. Para sites já hospedados em um provedor, você precisará informar o DNS do servidor no cadastro.

O site como um diferencial

Uma página bem estruturada passa credibilidade ao consumidor e possibilita o aumento das vendas

Ao fazer o registro, o usuário recebe um contrato e paga uma taxa com boleto ou cartão de crédito, no valor de R$ 40 anuais. O registro.br oferece planos com abatimento para períodos maiores, de até 10 anos.

Outros sites por meio dos quais é possível registrar um domínio são Hostinger, HostGator, UOLHost, entre outros, em que os valores variam de acordo com a terminação escolhida, e os planos. Eles atuam como uma espécie de “intermediários” no registro de endereços .br e podem também registrar domínios não brasileiros, como somente .com, .net, .org e outros. Muitos desses serviços também oferecem a hospedagem dos sites. 

Design e hospedagem de um site

Atualmente existem diversas opções de plataformas para a criação de páginas na internet, que também atuam como servidor para esses site. Um mesmo sistema pode oferecer versões básicas gratuitas muito funcionais e práticas, e versões pagas com mais recursos e vantagens, dependendo da finalidade do seu negócio. Confira alguns deles: 

WordPress: é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais popular da internet para a criação de páginas, responsável pela criação de 35% dos sites da rede. Essa popularidade se deve a vantagens como a fácil instalação, compatibilidade com dispositivos móveis e outras mídias, ter código aberto, ser versátil e facilmente customizável, entre outras.

Ele tem sites prontos, com diversos modelos de design e funcionalidade, como portfolios, lojas online, fotografia, moda, entre outros. O WordPress fornece gratuitamente sites prontos, com toda a parte de programação e aparência, onde basta inserir o conteúdo desejado.

A plataforma também possui versões pagas, em diferentes planos anuais, que retira o domínio “.wordpress” de seu endereço (representando uma vantagem na lembrança do consumidor) e possui mais opções de customização e segurança. As etapas para a criação de um site no WordPress podem ser conferidas neste texto. 

Quer receber conteúdos como esse por email? Inscreva-se na nossa newsletter!
É só preencher seus dados no final da página.

Wix: é uma das opções mais conhecidas do mercado. A plataforma oferece modelos prontos e ferramentas para criar sua própria página na internet, e possui também integração automática com redes e ferramentas sociais como Twitter, Instagram, Pinterest e comentários pelo Facebook. A exemplo do WordPress, o Wix tem versões gratuitas, em que o sufixo .wix aparece, quanto pagas, com domínio próprio, remoção de propagandas, e-commerce, entre outras vantagens. Neste link você encontra um passo a passo para criação de sites no Wix.

Outras plataformas existentes são o Webnode (com versões gratuitas e pagas), Blogpress (somente paga), e o tradicional Blogger (gratuita mas sem domínio próprio).

 

Reforçando a presença virtual

Estar presente na internet, para além das redes sociais, é uma vantagem importante, já que ainda há muitos pequenos negócios no Brasil que ainda não têm site. Um relatório do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (CETIC) mostrava que, em 2017 (ano mais recente da pesquisa), 55% das empresas brasileiras possuíam site.

Entre as microempresas, esse índice chegava a 29% apenas. Ou seja, simplesmente possuir um site ativo na internet já representa um ganho competitivo em relação a essas outras empresas.

Entre outras diversas vantagens de possuir um site, estão:

Vitrine para o cliente: não basta oferecer um serviço competente e de qualidade se as pessoas não sabem que sua empresa existe. Muitas vezes são justamente pesquisas em ferramentas de busca que fazem o consumidor descobrir a existência de um negócio, mas para isso, é fundamental que sua empresa esteja na web.

Importante para as estratégias de marketing: Um site é parte relevante de uma boa estratégia de marketing digital. Direcionamentos e outros recursos não são possíveis somente estando presentes em redes sociais, que são complementares ao uso de um endereço na web. Contando com ferramentas como o SEO, seu planejamento de marketing fica bem consolidado. Outro canal relevante para atrair o público pode ser a criação de um blog.

As possibilidades para a criação de um espaço de sua empresa na internet são inúmeras. O importante é estruturar um bom canal de conteúdo e comunicação para atrair o público que você deseja.

No blog do Banco Topázio, você também encontra dicas sobre como montar um e-commerce eficiente

 

Deixe o seu comentário