Carregando

Conheça as melhores soluções de crédito para pequenas empresas

Por banco-topazio | 17 de setembro de 2019

Pequenos empreendimentos geram 52% das vagas formais no País e podem contar com linhas de crédito para ampliar os negócios

 

De acordo com o Sebrae, micro e pequenas empresas (MPEs) respondem por mais de 16 milhões de postos de trabalho, o que corresponde a 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil. As MPEs têm uma força expressiva na economia nacional e também têm uma característica em comum: o dono do negócio costuma ser um “faz-tudo”, ele se desdobra para atender o público, cuidar dos pagamentos, lidar com fornecedores e outras rotinas do negócio.

Assim, fica difícil fazer tudo que é necessário para expandir, já que aumentam as responsabilidades pelas funções mais operacionais, reduzindo o tempo para dar atenção ao mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento para o negócio. Por outro lado, para ter mais colaboradores, você precisa ter dinheiro para pagá-los e arcar com todos os custos legais. E isso nem sempre é possível para uma empresa pequena ou que está iniciando suas atividades.

A boa notícia é que existem diferentes maneiras de conseguir essa ajuda. É por isso que vamos falar neste artigo sobre as alternativas de crédito voltadas para micro e pequenas empresas, considerando as melhores soluções.

Mas antes de falar sobre as opções, vamos esclarecer a diferença entre financiamento e empréstimo. O financiamento deve atender a alguma finalidade específica, como comprar um equipamento, um imóvel maior para seu negócio ou um veículo. O empréstimo pode ser contratado, na maioria dos casos, sem uma definição do que você vai fazer com o dinheiro. 

empréstimo funciona como se sua empresa pegasse dinheiro do banco e pagasse posteriormente, com juros. Assim, tudo que você precisa para conseguir uma negociação vantajosa é um bom histórico financeiro. E, claro, escolher a melhor alternativa, já que existe mais de um tipo de empréstimo.

Com um planejamento de longo prazo e uma boa organização financeira, é possível pegar um empréstimo de forma saudável e que ajude o negócio a crescer. Pensando nisso, explicamos os principais para MPEs. Conheça:

 

Crédito pré-aprovado

É uma maneira de conseguir um empréstimo rápido para contornar situações de emergência, já que o valor está pré-aprovado. Além disso, essa modalidade de empréstimo costuma ficar disponível na sua conta, podendo ser contratado até mesmo via internet, aplicativo ou no caixa eletrônico.

Esse tipo de crédito é oferecido por instituições financeiras com as quais a empresa já tem um relacionamento, já que é com base no seu histórico que essas ofertas são calculadas. Por isso, é importante manter seus pagamentos em dia e um bom relacionamento com a instituição. Isso ajudará na negociação de valores mais interessantes.

 

Capital de giro

Nesse modelo, a empresa solicita o valor que precisa e, a partir de uma análise de crédito, o banco determina se empresta ou não. Nesse caso, a empresa não precisa ter um relacionamento prévio com a instituição, mas é comum que seja solicitada a abertura de conta. Além disso, o processo de contratação exige documentação que comprove os rendimentos e históricos financeiros da companhia.

 

Microcrédito

É uma opção de empréstimo de valores menores para microempresas pagarem em prazos mais reduzidos. Esta solução traz facilidades como uma taxa de juros mais baixa e menos burocracia para aprovação. 

Nas tabelas abaixo, elencamos os principais tipos de financiamentos e empréstimos. Confira as características de cada tipo e escolha o que se encaixa melhor à sua realidade:

Na hora de escolher a melhor solução de crédito para seu negócio, tenha claro quais são seus objetivos e suas condições de cumprir o que foi assumido. Conheça – e respeite! – seu perfil financeiro e se planeje para alcançar seus objetivos com mais facilidade. Afinal, para ter tranquilidade ao contratar um crédito, é importante saber exatamente o impacto que um financiamento ou empréstimo vai causar no seu orçamento.

Deixe o seu comentário