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6 maneiras de melhorar a sua oferta de serviços automotivos

Por banco-topazio | 17 de outubro de 2019

Destacar-se da concorrência é essencial para o sucesso do negócio

 

De acordo com o relatório realizado pelo Sindipeças, em 2018 o Brasil  apresentou  crescimento de 1,9% em números de veículos, atingindo 44,8 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em circulação.  A estimativa é que até 2020 a frota chegue a 47,1 milhões.

Os motoristas também têm demorado mais para trocar de carro, ainda segundo o Sindipeças,  a idade média dos veículos brasileiros está na faixa de 9 anos e seis meses. Por isso, quem tem um carro se preocupa cada vez mais em mantê-lo bonito e bem cuidado e com a manutenção em dia para evitar problemas. O gasto médio de homens com serviços como lavagem, troca de óleo, polimento ou outros reparos leves é de  R$ 102,09 e das mulheres fica em torno de R$ 89,34, conforme dados divulgados pela Pesquisa Easy Carros de Comportamento.

Aproveitando esta oportunidade de mercado, o setor de serviços automotivos é um dos que mais cresce. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) destacam que o desempenho do segmento cresceu 12,7% no ano passado.  Se você tem um estabelecimento de serviços automotivos ou quer começar um novo negócio ramo, separamos 6 dicas para  ajudá-lo a aproveitar este mercado em crescimento, se destacar da concorrência, melhorar a sua oferta e alavancar seus negócios. Confira:

 

1.Cuidado com o ambiente de atendimento

 

Para fidelizar seus clientes, é de suma importância que seu estabelecimento esteja em condições de atendê-los e atraí-los desde a primeira visita. Organização, limpeza e comodidade são essenciais, independentemente do segmento.

Todavia, quando falamos em serviços automotivos, o que vem à cabeça da maioria das pessoas são oficinas mecânicas bagunçadas, sujas de graxa e desorganizadas, não é mesmo? Então, que tal fazer diferente e proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência?

O primeiro passo é separar a recepção do restante dos locais de trabalho. Reserve um espaço climatizado e aconchegante, onde os clientes possam ser bem recebidos e atendidos com calma. Disponibilize espaços para sentar onde eles possam  esperar confortavelmente e, no mínimo, ofereça café e água.

A oficina também pode se tornar um diferencial importante e pode fazer com que o seu estabelecimento se diferencie da concorrência. Um ambiente organizado, limpo e que respeite todas as normas de segurança, aumenta a confiança dos clientes no seu negócio.

 

2.Profissionais experientes e treinados

 

Outro fator essencial para você ganhar a confiança dos clientes é o profissionalismo. O prestador de serviço tem que passar segurança e saber do que está falando, explicando de forma clara o problema e oferecendo as melhores soluções com transparência.  A concorrência neste mercado é grande, se o cliente se sentir enganado ou não confiar no que foi dito, ele encontrará outro estabelecimento.

Contratar profissionais capacitados e investir em treinamentos garante um serviço de qualidade e, logo, clientes mais satisfeitos. Lembre-se que o bom atendimento deve se estender da recepção até a entrega. Por sua vez, os colaboradores devem buscar a excelência a cada interação com o consumidor para agregar valor à marca da empresa, aumentando as chances de fazer o cliente voltar.

 

3. Serviços Diferenciados

 

Um estabelecimento que presta serviços automotivos e quer ficar à frente da concorrência deve ir além do trabalho convencional. Ofertas diferenciadas são uma maneira de chamar a atenção dos clientes e proporcionar uma experiência única.

Por isto, vale a pena investir em novas estratégias e abordagens como campanhas de serviços combinados, cartão fidelidade, oferecer ao cliente um brinde a partir de determinado valor gasto – como uma lavagem expressa gratuita –  também ajuda a atrair a atenção do público.

A otimização dos serviços também é uma questão importante de ser abordada no seu negócio. Uma das principais reclamações dos clientes de serviços automotivos é a demora no atendimento. Então, é necessário organizar suas operações para atender o cliente no menor tempo possível, gerenciando os pedidos e serviços que serão realizados. O custo-benefício do serviço pode ser considerado um diferencial de peso na hora do consumidor escolher uma empresa para cuidar do seu carro.

 

4. Investimento na marca

 

Com tantas opções no mercado, sua empresa precisa ser lembrada e tornar-se referência no segmento. Para conseguir isto, é essencial investir na construção de uma marca forte.

Neste ponto, a tecnologia pode ser um grande apoio e você pode aproveitar as facilidades e o alcance dos canais digitais para divulgar seu negócio. Se possível, invista na construção de um site atraente e de fácil navegação, onde todas as informações necessárias são encontradas facilmente, pois seus clientes não querem perder tempo. Oferecer opções de orçamento e contato rápido online com o seu estabelecimento também é uma opção bastante atrativo.

Outra forma para se destacar é disponibilizar ao público conteúdo de qualidade sobre o assunto que você domina. Isto mostra para os clientes e concorrentes que você é um profissional completo e pode ser uma referência quando alguém pesquisa sobre o tema.

Esteja presente nas mídias sociais, interaja com seus clientes e, sempre que possível, considere escolher os mais relevantes para ajudar a divulgar a sua marca para mais pessoas. Neste item, além das ações de marketing tradicionais como anúncios, e-mail marketing, panfletos e propagandas, também vale investir em influenciadores digitais para se manter sempre em evidência.

 

5.Otimização da gestão

 

De nada adianta você ter o melhor atendimento da cidade, uma marca forte e uma clientela fidelizada se não souber gerir o seu negócio. Manter a organização da gestão administrativa e financeira do seu estabelecimento, planejando ações com antecedência e tendo um plano de trabalho que otimize o andamento da operação é essencial para manter suas atividades funcionando e lucrando.

Os serviços automotivos precisam ser ágeis e dinâmicos, pois o carro é necessário para o dia a dia dos clientes e não pode ficar parado por muito tempo esperando conserto. Se o seu estabelecimento está funcionando bem, seu trabalho é efetuado com qualidade e eficiência em menos tempo. Clientes bem atendidos, são clientes satisfeitos e fidelizados que com certeza voltarão a lembrar de você quando precisarem.

 

6.Fidelização do cliente

 

Os clientes cada vez mais querem uma experiência completa e personalizada no atendimento. Chamar a atenção do cliente e ter um contato mais próximo para construir uma relação sólida e a longo prazo é muito importante.

Não espere os clientes procurarem por você. Tenha o cadastro dos clientes atualizado e entre em contato com eles periodicamente para oferecer outros serviços ou apenas para verificar se está tudo certo com o carro. Essa proximidade constrói mais confiança e estreita os laços entre o consumidor e seu negócio, além, é claro, da possibilidade de aumentar as vendas. Um cliente fidelizado é aquele que sabe que pode contar com a sua empresa quando precisar e que vai indicá-la sempre que necessário e para construir isto, esteja sempre próximo dele.

 

O mercado de serviços automotivos é bastante promissor e concorrido. Para se destacar, são necessários muitos cuidados e estratégias específicas, além de contar com os parceiros certos para seu negócio crescer. E você, está preparado para fazer sucesso no mercado de serviços automotivos?

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